TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de aquecimento solar com painéis solares

Seminário: Sistema de aquecimento solar com painéis solares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Aquecimento Solar com placas solares:

Este sistema é basicamente composto por dois elementos – os coletores solares e o reservatório de água quente, também chamado de boiler.

Os coletores são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo as aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura para que absorvam o máximo da radiação. Ao absorver a radiação, estas aletas deixam o calor passar para tubos em forma de serpentina geralmente feitos de cobre. Dentro desses tubos existe água, que é aquecida antes de ser levada para o reservatório de água quente. Estas placas coletoras são dispostas, geralmente, sobre telhados e lajes (para que haja maior captação da energia solar), a quantidade de placas instaladas varia conforme o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições de instalação.

Os reservatórios são cilindros de alumínio, aço inox ou polipropileno com isolantes térmicos para que mantenham pelo maior tempo possível a água aquecida. Uma caixa de água fria abastece o sistema para que o boiler fique sempre cheio.

]Usinas Termoelétricas:

A usina termoelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares).

Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja pressão e força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.

A caldeira é aquecida com a queima de combustíveis fósseis, pois são bons provenientes de energia térmica.

Esquema de funcionamento de uma usina termoelértrica.

Após o vapor ter movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e ser transformado em água líquida novamente para ser reenviado a caldeira, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água armazenada em torres de resfriamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com