TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR

Seminário: COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR.

O sol é uma fonte inesgotável de energia, a mesma energia solar que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para aquecer a água dos nossos banhos, acender lâmpadas ou energizar as tomadas de casa. Esse processo de aproveitamento de uma energia natural se resume a sustentabilidade, palavra importante para nosso dia de hoje e o futuro na qual visa a economia de recursos, de água, energia e redução demissão do gás carbônico na atmosfera.

Para essa energia tão rica que é o Sol, seja aproveitada existe um passo importante, que a transformação. E para que a transformação seja possível, existe duas maneiras principais, ou melhor dizendo dois tipos de processos. Através dos painéis fotovoltaicos ou os aquecedores solares.

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Os painéis fotovoltaicos são responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica. Os painéis fotovoltaicos são formados por células solares que tem a função de absorver a energia solar e permitir que a energia circule entre as duas camadas com cargas opostas.

Em geral, este sistema é complexo e ainda custoso, apesar de haver estudos que comprovam a sua viabilidade econômica.

Logo abaixo vamos entender como esse sistema funciona.

GERADOR SOLAR DE ENERGIA ELÉTRICA

Um Sistema Fotovoltaico completo é composto por:

Coletor fotovoltaico, ou Módulo soldar

Controlado de Carga e Descarga

Bateria para acumular e fornecer energia para os equipmanetos

Inversor para transformar energia CC para CA

1.

Os aquecedores elétricos de acumulação são usualmente chamados de boilers, uma espécie de grande cilindro metálico.

A água fica acumulada dentro deste cilindro e permanece aquecida por resistências elétricas. A vantagem desse sistema é sua eficácia na produção de água quente, o fato de a água chegar rapidamente ao ponto de consumo e a possibilidade de atender diversos pontos.

O que elimina parte da desvantagem deste sistema, é o alto consumo de energia, visto que ele trabalha ininterruptamente para manter a água aquecida.

Para reduzir o consumo, entretanto, é possível instalar um timer que aciona o sistema em determinado horário programado (a hora que você costuma chegar em casa, por exemplo), deixando o boiler desligado o restante do dia.

Os aquecedores solares têm ganhado bastante espaço nos últimos anos e mais recentemente têm sempre sido cogitados como uma forma de melhorar a eficiência energética das construções, tornando-as mais sustentáveis.

O sistema exige espaço e exposição à insolação, por isso é quase sempre instalado no telhado ou laje das casas. É composto por uma série de placas de aquecimento (superfícies percorridas por filetes de água que são aquecidos pelo sol) ligadas por uma bomba a um cilindro de acumulação.

Em geral, esse cilindro também possui uma resistência e funciona como um boiler elétrico, seja para manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com