TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Aquecimento Solar

Monografias: Sistema De Aquecimento Solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

Construção de Sistema de Aquecimento Solar

O presente trabalho tem como principal objetivo a explicação do funcionamento, utilização e aplicação do sistema de placas solares para aquecimento de água.

Apresentar a radiação solar como uma fonte de energia renovável, com o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, tornando-a uma das alternativas energéticas promissoras para os desafios de escassez de recursos e menor agressão ao meio ambiente.

Concentrando-se na utilização da energia solar, esse trabalho identificará tecnologias, benefícios ecológicos e conscientes para o uso residencial de fontes de aquecimento.

Descrever o sistema de placas instaladas em telhados como captação da energia solar para aquecimento de água.

Esse trabalho de pesquisa mostrará o aproveitamento da energia solar térmica no aquecimento da água para uso em chuveiros e torneiras.

ETAPA 1:

Estudado e compreendido sobre a caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático.

Pesquisado sobre funcionamento do sistema de aquecedor solar e os materiais que podem ser utilizados para construção de um aquecedor solar de baixo custo.

A residência definida para objeto de estudo é do aluno Fabricio dos Santos, a mesma não possui sistema de aquecedor solar. O armazenamento de agua é através de caixa d´água e sua fonte é a rede publica de abastecimento de água malhada com reservatório de jusante e montante de rede simples.

Abaixo uma ilustração de como é o sistema de abastecimento e armazenamento de água.

Além da tubulação de alimentação, que termina na torneira de bóia, existem na caixa d'água mais três tipos de ligação: ladrão, lavagem e barriletes. Acompanhe pela figura abaixo:

O ladrão fica localizado na parte superior da caixa d'água, próximo à borda. Sua função é evitar que água transborde, caso a torneira de bóia falhar. Justamente para isto, o diâmetro do ladrão tem que ser maior do que a tubulação de entrada. Em geral, nas residências se usa tubo de 25 mm na alimentação e de 32 mm no ladrão e na tubulação de lavagem. Esta última fica exatamente no fundo, bem rente à borda, e sua função é esvaziar totalmente a caixa para limpeza ou manutenção. Para tanto a tubulação de lavagem tem um registro, para ser aberto única e exclusivamente nesta ocasião.

Chegamos então aos barriletes. Este é o nome que se dá para as saídas onde serão conectadas as tubulações de distribuição da água fria pelo imóvel. Mas qual é a diferença entre um barrilete e a saída para lavagem? O barrilete coleta a água pelo menos 10 cm acima do fundo da caixa, para evitar que se use água contaminada pelos depósitos que vão sedimentando no fundo da caixa. A saída para lavagem coleta a água o mais próximo possível ao fundo, justamente para retirar as partículas sedimentadas.

ETAPA 2:

Cálculo:

Uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros receberam respectivamente

(ʃ= 1.000 kg/m³) 0,910/cm³

V=1000 kg/m³

1L--------- 1000 cm³

1000------ V

V= 1000.1000= 1,000. 000 cm³

ʃA= □(m/v)

□((0,910 g)/(cm^3 ))=

□(m/(1.000.000 cm^3 ))

□((0,910 g)/(cm^3 ))

x 1,000. 000 cm³ = 910,000 mg

O nível de água é feita através de uma boia, com capacidade de 1000 litros, e o nível até a boia é de 0,910/cm³.

Passo 3 (Equipe)

Lista de materiais para fabricação do Aquecedor Solar de baixo custo para residência.

60- garrafas pet coca-cola e Pepsi cola

50- embalagens de longa vida de 1 litro

11- metros de cano PVC de 20 mm ¹/²

20- conexões “T” de 20 mm ¹/²

1-fita de borracha de câmara de ar

1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com