TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas solares de aquecimento de água

Resenha: Sistemas solares de aquecimento de água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

2. Sistema de aquecimento solar de água.

Sistemas de aquecimento solar de água trazem uma economia elétrica, já que diminuem ou eliminam a utilização de eletricidade para aquecimento da água. Em uma residência a caixa de água recebe água vinda da rua e armazena a mesma, de onde é feito a distribuição.

Em um sistema com aquecimento solar, a água sai da caixa indo para as placas coletoras, responsáveis por armazenar a radiação solar, neste local ocorre o aquecimento por canos que são pintados de preto, para a melhor absorção de calor e revestidos de material com propriedades de isolação térmica e ainda protegidos por uma tampa de vidro, a água circula por essa tubulação absorvendo o calor contido na mesma, voltando para caixa de água ou para um reservatório separado.

A circulação da água ocorre através de um sistema natural, chamado termossifão. Nesse sistema a água dos coletores fica mais quente, e assim menos densa que a água do reservatório. Deste modo a água fria empurra a água quente gerando a circulação. A água que retorna ao reservatório está quente permanecendo na parte superior, onde tem um cano para o escoamento e abastecimento da residência. (anexo1)

Algumas casas possuem um sistema auxiliar de aquecimento a gás ou elétrico, pois em dias nublados não haveria aquecimento. No caso do chuveiro onde a demanda de calor é maior, é possível manter ele desligado quando a água está aquecida e nos dias em que não houver sol, pode-se utilizar a energia elétrica.

Um sistema de aquecimento solar pode ser construído utilizando canos de pvc, garrafas pet, tinta preta e caixas de leite. O gasto para confecção desse sistema é baixo e gera uma economia de energia elétrica, juntamente com uma contribuição ambiental. (anexo 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com