TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

''IRONBRIDGE'' Primeiro ponte ferro mundo

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 2

''IRONBRIDGE''  Primeiro ponte ferro mundo.

[pic 1]

A primeira ponte metálica na história dos edifícios concluída em 1779 e inaugurada em 1781, Atravessa o rio Severn em Shropshire , Inglaterra,  

O projeto da ponte, do qual existem diversas variantes, é atribuída a Thomas Farnolls Pritchard, em uma ideia de John Wilkinson empresário e pioneiro da indústria do aço. Em 15 de setembro 1775 reuniu 13 pessoas, incluindo Pritchard, Wilkinson e Abraham Darby III (neto de Abraham Darby, que foi o primeiro a produzir uma larga escala de ferro utilizando coque), e uma subscrição foi lançado para arrecadar fundos a construção da obra. A realização de componentes metálicos ocorreu em siderurgia Coalbrookdale em Darby. Pritchard morreu, a construção foi dirigida pelo Darby.

A estrutura da ponte possui um vão de 30 metros e um peso de 378 toneladas que são compostas por 5 nervuras paralelas arcos de um circulo feito por montagem em obra componentes de ferro fundido de tamanho considerável que chegavam a pesar 5 toneladas. Os componentes foram obtidos com processos de fusão em moldes de madeira ou terra para os maiores.

  Como se tratava de um novo material e assim não se tinha nenhum tipo bibliografia ou qualquer conhecimento sobre o mesmo, foram utilizados conhecimentos e técnicas empregadas em materiais já conhecidos, como a própria madeira, buscando encontrar soluções para o emprego do ferro fundido na da construção da ponte.

[pic 2]                                        [pic 3]

Detalhes das ligações entre as peças

Em 1779, após ter sua estrutura considerada insegura e até mesmo inadequada por alguns devido ao desconhecimento das propriedades do novo material, a ponte teve de ser reforçada. Após um intenso trabalho de escoramento, devido ao grande peso da mesma, foram retirados dois dos arcos principais que foram devidamente reforçados. A ponte foi considerada acabada após a recolocação dos dois arcos em seus devidos lugares. 

[pic 4]

Rapidamente a ponte se tornou famosa e atraiu a atenção de técnicos de todos locais do mundo, uma inovação surpreendente pois os construtores da época acreditavam que o ferro fundido somente poderia suportar os esforços de compressão e não da detração

O que proporcionou uma evolução considerável em construções pois deixaram de usar materiais como madeira e pedras e passaram a usar materiais alternativos que dessem mais segurança e durabilidade.

O que permanece importante  até os dias de hoje nas áreas de construções onde por exemplo telhados; criações de um segundo piso em estabelecimentos deixaram muitas vezes de serem feitos por madeira e concreto para dar espaço as estruturas metálicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (134.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com