TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 Introdução à Lógica De Programação

Por:   •  15/5/2013  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 14

1 Introdução à Lógica de Programação

1.1 Lógica

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar comdesenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para odesenvolvimento.

Então o que é programação lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinadoobjetivo.

1.2 Seqüência Lógica

Estes pensamentos, podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem serseguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de umproblema.

1.3 Instruções

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normasdefinidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma açãoelementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para issoé necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em práticauma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc...

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não sepode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos oresultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ouemprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementara executar.

1.4Linguagem de programação

Em geral, os programas são desenvolvidos em uma linguagem de alto nível comoPascal, C, Java, etc. O compilador traduz o programa de alto nível em uma seqüência de instruções de processador. O resultado desta tradução é o programa emlinguagem de montagem ou linguagem de máquina (assemblylanguage). A linguagem de montagem é uma forma de representar textualmente as instruções oferecidas pela arquitetura. Cada arquitetura possui uma linguagem de montagem particular. No programa em linguagem de montagem, as instruções são representadas através de mnemônicos, que associam o nome da instrução à sua função, por exemplo,ADD ou SUB, isto é soma e subtração, respectivamente.

O programa em linguagem de montagem é convertido para um programa em código objeto pelo montador (assembler). O montador traduz diretamente uma instrução da forma textual para a forma de código binário. É sob a forma binária que a instrução é carregada na memória e interpretada pelo processador.

O conjunto de instruções de uma arquitetura se distingue através de diversas características. As principais características de um conjunto de instruções são: tipos de instruções e operandos, número e localização dos operandos em instruções aritméticas e lógicas, modos de endereçamento para acesso aos dados na memória, e o formato dos códigos de instrução. Estes aspectos são analisados a seguir.

Exemplo de programa alto nível em Pascal:

programmultiplicacao;

usescrt;

var

N1, N2, M :integer;

begin

write(“Digite N1= ”);

readln(N1);

write(“Digite N2 = ”);

readln(N2);

M := N1 * N2;

writeln(“M = ”, M);

end.

Exemplo de programa em Assembly:

MOV AH,01

INT 21

CMP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com