TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  23/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

ADM CIENTÍFICA

O QUE É?

A administração cientifica é uma abordagem teórica da administração com foco na melhoria da eficiência do trabalhador e na administração do trabalho, aonde ela foi criada por engenheiros, cientistas e administradores.

ADM CIENTÍFICA - Uma tentativa de aplicar a ciência na administração, de uma forma que tudo que venha a ser feito na administração venha a ser transformado em um método que vai fazer com que o trabalhador produza mais, que tenha foco no trabalho em si.

Ela vem tentar fazer com que os trabalhadores viessem a trabalhar de uma maneira mais produtiva, fazendo uso de métodos e movimentos que foram padronizados para que o trabalho pudesse acontecer e ser feito de uma maneira melhor, de uma maneira aonde eles conseguissem fazer mais.

Uma tentativa de colocar ciência na administração.

TAYLOR

O seu principal pensador foi o Frederick W. Taylor, conhecido como o “pai da administração científica”. Ele empenhava-se em compreender o trabalho, buscando otimizar a produtividade do trabalhador e aumentando a eficiência dos trabalhadores. Ele afirmava que essa era a única maneira correta de fazer com que os funcionários trabalhassem bem, conseguindo entender o que os funcionários faziam e otimizar os trabalhos deles de uma maneira que eles façam mais.

Taylor não confiava nos trabalhadores, ele afirmava que eles eram preguiçosos, que precisavam ser supervisionados e que praticavam a vadiagem. Com isso, se ele deixasse os funcionários trabalhando sem supervisão, eles diminuiriam seu esforço de trabalho. Os trabalhadores eram observados trabalhando e Taylor entendia o que eles faziam, então ele tentava fazer com que eles trabalhassem de uma melhor maneira.

Com suas observações, ele pensou que era preciso dividir os trabalhos que eram presentes no campo de produção, e os dividiram em tarefas menores, pois para Taylor, cada trabalhador ia se especializar e ter o seu “movimento” preciso para executar determinada tarefa. Este fracionamento de tarefas, para Taylor, era uma unidade básica de trabalho. Ele estudava essas unidades básicas e observava todos os movimentos necessários para a execução da tarefa, diminuindo-os e determinando um tempo necessário a ser concluído, ao qual ficou conhecido pelo termo “estudo de tempos e movimentos”. Os funcionários não possuíam salário fixo, eles tinham que trabalhar mais para ganhar mais. Para Taylor isso incentivava ao aumento da produção, pois se produzissem mais, ganhariam mais, ou seja, a remuneração era de acordo com a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com