TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE INCERTEZAS

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Caian de Carvalho Benetelli – 2017002381

Flavio Kiyoshi Dib Uno - 2017009909

Henrique Gonçalves Pessoa - 2017013886

Lucas Sousa e Silva – 2017017849

_____________________________________________________________________

Análise de incertezas

        A incerteza não corresponde a um valor pontual, e sim, a um intervalo, podendo assumir diferentes valores, porém, valores não muito distantes um dos outros. Além disso, a incerteza mede o grau de desconhecimento do que está sendo estudado em questão, já que ele não é um número exato, nem uma verdade absoluta, ela apenas retrata o quão próximo do valor absoluto nós estamos. Sendo assim, a análise de incerteza nada mais é do que uma estimativa do valor real do objeto analisado, e por isso é tão necessária, pois nos mostra até onde nós podemos ter certeza dos resultados ou medições obtidas, e até onde nós não podemos afirmar com certeza.

        Pelo fato de a incerteza ser uma estimativa de valores, nos dando um intervalo de valores os quais o item em questão pode assumir, ele se torna algo ainda mais importante economicamente, visto que qualquer consumidor irá buscar laboratórios que apresentem mais precisão em suas medidas, ou seja, quanto menor for a incerteza, maior é a precisão da medida em questão, sendo assim, analisar as incertezas de qualquer medida ou dados obtidos se torna muito importante para sabermos a qualidade das medidas e dos dados obtidos.

        Portanto, em geral, o resultado de uma medição é apenas uma estimativa do valor verdadeiro de uma grandeza física. Sendo assim, o resultado da medição só é completo quando acompanhado do valor de incerteza. Para chegarmos a um método de descrição das incertezas nas variáveis, precisamos conhecer a natureza das incertezas. Podemos classificar as incertezas experimentais em:

 • incertezas aleatórias: são incertezas que fazem com que medidas repetidas apresentem valores diferentes.

• incertezas sistemáticas: são incertezas que fazem com que medidas repetidas apresentem aproximadamente o mesmo desvio (positivo ou negativo) sem razão aparente (se a razão fosse conhecida uma correção poderia ser feita).

        Para determinar essas incertezas, cabe a pessoa que realiza o experimento identificar as possíveis fontes desses erros para que possam ser corrigidas ou colocadas junto ao valor obtido para determinar o valor real. Assim, a partir dessa análise do conjunto de dados, o valor real de uma medida x’ pode ser estimado como:

x’ = x ± µ,

onde x representa a estimativa média das medidas e µ representa o intervalo de incerteza estimado a partir dos erros do experimento. Chamamos de análise de incerteza o método utilizado para quantificar o termo µ.

Bibliografia:

Universidade Estadual Paulista. Cálculo de incertezas em medições. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2018.

TAYLOR, John R. Introduction to Error Analysis: The Study of Uncertainties in Physical Measurements. 2ª. ed. [S.l.]: University Science Books, 1997. 488 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com