TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA DEMANDA POR TRANSPORTE

Por:   •  29/3/2021  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

RODRIGO DE FRANÇA CUNHA

ANÁLISE DA DEMANDA POR TRANSPORTE

Belo Horizonte

2020

RODRIGO DE FRANÇA CUNHA

ANÁLISE DA DEMANDA POR TRANSPORTE

Atividade avaliativa apresentada ao curso de Bacharelado em Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como requisito à obtenção de créditos referentes à disciplina Análise de Sistemas de Transporte e Trânsito ministrada pelo Prof. MSc. André Leite Guerra.

Belo Horizonte

2020[pic 1]

DISTRIBUIÇÃO TOTAL DE USUÁRIOS AO LONGO DO DIA

[pic 2]

A distribuição total de usuários ao longo do dia (apenas dias úteis) apresenta o pico manhã entre 5h e 7h, pico almoço entre 10h e 12h e pico tarde entre 16h e 18h. Como esses horários tem como base o horário de início de viagem, o pico do pico manhã às 6h ser anterior ao comum início da maioria das atividades comerciais (8h) indica significativos tempos de viagens.

Podemos identificar duas hipóteses: (a) trata-se de um município espraiado, com grandes distâncias entre as áreas residenciais e as áreas comerciais e/ou (b) trata-se de um município com severos problemas de trânsito e com baixa priorização ao sistema de transporte público coletivo.

DISTRIBUIÇÃO DE VIAGENS AO LONGO DO DIA[pic 3]

Ao se comparar a curva de demanda (Distribuição Total de Usuários ao Longo do Dia) com a curva de oferta (Distribuição de Viagens ao Longo do Dia), percebe-se um descompasso na oferta de viagens nos picos almoço e tarde. Assim, podemos identificar duas hipóteses: (a) o sistema opera com excesso de usuários no pico almoço e tarde; ou (b) o sistema opera acima da demanda no pico manhã.


DISTRIBUIÇÃO MÉDIA DE USUÁRIOS AO LONGO DA SEMANA

[pic 4]

A distribuição média de usuários ao longo da semana apresenta alinhamento ao que comumente se observa em outros sistemas de transporte público coletivo por ônibus. De segunda a sexta-feira temos uma média muito próxima, com uma queda mais significativa ao sábado e uma abrupta queda ao domingo.


TEMPO MÉDIO DE VIAGEM

[pic 5]

Apesar dos picos identificados na curva de demanda (Distribuição Total de Usuários ao Longo do Dia), a média dos tempos de viagem se mantém praticamente estática entre 6h e 18h, apenas com pequenas variações. No entanto, esperava-se que houvesse maiores tempos de viagem nos períodos de pico.

Com base nas informações citadas acima, podemos reforçar as hipóteses que se trata de um município com severos problemas de trânsito e com baixa priorização ao sistema de transporte público coletivo.

Por fim, os tempos médios de viagem próximos de 1h30 (~45 min por sentido) indicam um tempo bem próximo a grandes centros urbanos brasileiros, indicando também que podemos reforçar a hipótese que se trata de um município espraiado, com grandes distâncias entre as áreas residenciais e as áreas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com