TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demanda de Transportes

Por:   •  21/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Kawamoto (2015), demanda de transporte é o desejo de uma entidade próprio de locomover a si próprio, outras pessoas ou cargas, de um lugar para outro. Em esclarecimento, essa demanda pode estar associada a uma dada modalidade de transporte ou a uma rota estabelecida.

O transporte no cotidiano urbano tornou-se frequente. A movimentação de pessoas ou mercadorias de um local para outro tornou-se primordial gerando a demanda por transportes.

É importante notar que a demanda de transporte é consequência de outras demandas, tais como a necessidade de trabalhar, de estudar, o desejo de fazer turismo, de ir fazer compras, etc. Por essa consequência, diz-se que a demanda por transporte deriva da demanda por outras atividades (FERRONATTO, 2002).

A demanda de transporte tem como característica ser:

  • Altamente diferenciada: Ela pode variar com a hora do dia, com o dia da semana, propósito da viagem, tipos de carga, com o tipo de transporte oferecido.
  • Derivada, isto é, as pessoas viajam para satisfazer uma necessidade em seu destino.
  • Concentrada em poucas horas do dia nas áreas urbanas, particularmente nas horas de pico.

Segundo MANHEIN (1979), demanda básica tem como características os motivos das decisões de um indivíduo (ou domicílio) e o desejo de ter um padrão de atividades, que pode ser definido pelas escolhas que ele faz quanto a emprego, residência, padrões de consumo e atividades sociais. O estilo de vida desejado determina o padrão de atividades adotado, que origina as escolhas de localização, as quais, por sua vez, levam às decisões de viagens. Para adotar um determinado padrão de atividades, o indivíduo necessita estar em determinados lugares em determinados momentos, o que leva às escolhas.

A estimação da demanda por transporte, seja de passageiros ou de cargas, é um dos principais objetos de estudo do planejamento dos transportes MEYER e MILLER (2001). O foco principal na modelagem da demanda de viagens é produzir estimativas do volume de tráfego futuro. Isso é feito substituindo os fatores (variáveis) projetados em uma data futura no modelo de estimativa. Ter uma estimativa adequada da demanda existente é um apoio importante aos que precisam tomar as decisões e também uma forma de prevenir a possibilidade de não alcançar boas soluções para os problemas existentes. Uma das maneiras de se obter informações sobre a demanda de viagem é através de pesquisas de origem e destino (O-D), e a análise da demanda de transporte é feita utilizando-se modelos de demanda, que procuram compreender os determinantes da demanda e a maneira como eles interagem e afetam a evolução do tráfego. De acordo com NOVAES (1986), três níveis de previsão de análise são em geral encontrados nos estudos da demanda de transportes:

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (197.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com