TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda de Transportes

Por:   •  16/5/2016  •  Seminário  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Questões sobre Demanda por Transportes

Questão 1). Conhecer e atender as necessidades de transportes de uma determinada região é objetivo do planejamento de transportes que pode abranger as etapas de:

  1. Coleta de dados, escolha dos modelos de avaliação e avaliação das alternativas geradas.
  2. Formulação do problema, avaliação das soluções escolhidas e validação dos modelos de avaliação.
  3. Calibração de modelo de soluções, geração de soluções e validação dos modelos de avaliação.
  4. Geração de soluções, validação dos modelos de avaliação e implementação da solução escolhida.

 Resposta: letra A).

Questão 2). A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre a análise de demanda, é correto afirmar:

  1. É o processo de compreensão dos determinantes do volume de tráfego e como eles interagem entre si e afetam a evolução do volume do tráfego.
  2. Os resultados da análise de demanda são dados apenas em forma de modelos matemáticos.
  3. A análise de comportamento de um usuário fornece elementos para analisar a escolha do modo ou da rota, e até mesmo fazer uma previsão dessa escolha.
  4. As mudanças que ocorrem durante a análise da demanda englobam dois grupos, as mudanças na tecnologia e as mudanças dos fatores que influem no nível de utilização de um componente do sistema de transporte.
  5. A análise da demanda é o mesmo que previsão de volume de tráfego.

Resposta: letra C).

Questão 3). Quais cuidados deve-se tomar ao calibrar um modelo de demanda?

Resposta: Escolher os pares de cidades com características semelhantes e evitar a inclusão de duas variáveis fortemente correlacionadas.

Questão 4). Qual a importância de uma curva de demanda de mercado?

Resposta: A curva de demanda é importante pelas seguintes razões: ela é bastante elucidativa, mostrando claramente os aspectos do comportamento humano que todos percebem intuitivamente no dia a dia; além disso, através dela é possível mostrar alguns aspectos que dificilmente seriam compreendidos por meio de fórmulas matemáticas, como por exemplo o excedente do usuário, benefício ao usuário proporcionado pela redução no custo operacional, a receita do operador, dentre outros aspectos.

Questão 5). Cite e exemplifique duas variáveis socioeconômicas que descrevem a escolha modal de um usuário de transporte e que influem durante a implementação do modelo Logit Multinomial para a divisão modal.

Resposta: • Renda: Esta é uma das variáveis mais importantes, pois é ela que permite usar os modos mais convenientes, porém mais caros;

• Idade e posição na família: A idade influi na escolha modal, uma vez que a habilitação para dirigir automóvel ou motocicletas é concedida apenas para maiores de idade; na outra extremidade estão os idosos que deixam de dirigir por causa da redução da capacidade física. Quanto à posição do indivíduo na família, ela é decisiva no uso do automóvel quando a família possui um, pois geralmente o privilégio de usá-lo é do "chefe de família";

• Disponibilidade de automóvel: Caso o indivíduo não tenha um automóvel à disposição, ele será usuário de transporte coletivo, um pedestre, ou vai tomar carona em um automóvel;

• Tamanho da família: Esta variável deve ser analisada em conjunto com a renda familiar. Uma família grande com alta renda familiar provavelmente dispõe de vários automóveis;

• Local de residência: O local de residência pode ser importante para a escolha modal em algumas situações específicas, tais como em centros de cidades antigas, zonas predominantemente comerciais, etc., onde poucos possuem garagens privadas;

• Profissão: Na verdade, esta variável está bastante correlacionada à renda. Existem muitas profissões em que o automóvel é um instrumento de trabalho. Mas existem também profissões cujo desempenho está relacionado ao uso de automóveis.

Questão 6). Dentre as premissas abaixo, qual não oferece uma hipótese para o desenvolvimento do modelo Logit Multinomial?

  1. O ser humano é capaz de perceber a utilidade de um objeto.
  2. O ser humano é capaz de comparar duas ou mais utilidades.
  3. O ser humano escolhe o objeto de maior utilidade.
  4. O erro na percepção de utilidade de um objeto segue a distribuição acumulada de Weibull.
  5. O ser humano não é capaz de quantificar um objeto.

Resposta: letra E).

Questão 7). A elasticidade da demanda por transportes pode ser interpretada como sendo a variação percentual que ocorre na quantidade demandada quando o valor de um dado atributo varia de 1 %. Dentre os cuidados que se devem tomar durante a coleta de dados de variáveis para o cálculo da elasticidade estimada, está inclusa a seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com