TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE LAUDOS TÉCNICOS

Por:   •  5/9/2021  •  Resenha  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ANA CAROLINA MOURÃO

DANILLO LIBARINO ASSUNÇÃO

ANÁLISE DE LAUDOS TÉCNICOS

ACÚSTICA: Compressores de ar condicionado da fachada

Docente: PAULO ESTEVES DE A. SILVA

Salvador - BA

Agosto de 2021

ANA CAROLINA MOURÃO

DANILLO LIBARINO ASSUNÇÃO

ANÁLISE DE LAUDOS TÉCNICOS

ACÚSTICA: Compressores de ar condicionado da fachada

Trabalho apresentado como parte do processo de avaliação da disciplina de Ruídos e Vibrações, do curso de Especialização em Engenharia de Segurança, da Universidade Católica do Salvador.

Docente: Paulo Esteves de Almeida Silva

Salvador - BA

Agosto de 2021

  1. ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS E MÉTODOS DE MEDIÇÃO APLICADOS

A AUDIUM apresentou dois relatórios sobre o mesmo trabalho que teve o objetivo de apresentar o resultado das medições de ruído provindo das Casas de Compressores de Ar-condicionado. O primeiro relatório apresentou os resultados das medições de ruído provindo da empresa analisada. Já o segundo relatório fez medições com o objetivo de avaliar o impacto da redução do número de compressores em funcionamento devido a diminuição das atividades nas salas do empresarial no período de isolamento social, devido a pandemia, de forma a comparar com as medições realizadas após a instalação dos materiais fono-absorventes. O objetivo deste trabalho é avaliar esses dois relatórios, tendo como referência a metodologia adotada para a execução das medições, de acordo com a NBR 10151, a NBR 12179, NBR 10830 e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

  1. ANÁLISE CRÍTICA DAS MEDIDAS DE CONTROLE APRESENTADOS PELA EMPRESA

Cada medição realizada pela empresa teve um tempo de 60 segundos. Por se tratar de ruídos emitidos de forma contínua, as medições foram realizadas com os equipamentos ligados e desligados para perceber a real influência dos ruídos dos equipamentos no ambiente analisado. Sendo que todas as medições foram realizadas dentro dos limites dos lotes de uma residência vizinha, onde houve medições nos quartos, escritórios e na parte externa, próximo a piscina. A empresa utilizou o medidor do fabricante Larson Davis, com precisão 2 e escala de compensação A. O certificado de calibração não foi anexado ao laudo técnico.

A partir do que foi apresentado pela empresa no seu relatório, com relação ao procedimento das medições, verifica-se que se utilizou o equipamento adequado e a foto ilustrativa do equipamento, que consta no documento, também demonstra a presença de um calibrador acústico, indicado para a calibração após cada medição, conforme IEC 60942. No entanto, alguns pontos que não foram exemplificados no primeiro relatório da AUDIUM podem ser destacados, de acordo com a NBR 10151:

  • Em que condições climáticas foram realizadas as medições (chuva, sol, velocidade do vento)?
  • A distância de 2 m entre o microfone e qualquer superfície refletiva foi respeitada?
  • Foi garantida a altura do microfone entre 1,2 m e 1,5 m acima do solo?
  • Foi mantida uma distância das janelas de 1,5 m?
  • Foi mantida uma distância mínima de 1 m das paredes?
  • Foram realizadas no mínimo 3 medições, com espaçamento de 0,5 m entre elas, para a realização de um tratamento estatístico e obtenção de um resultado final para aquele local?  

Essas são algumas observações com relação a informações que não foram apresentadas no primeiro relatório da AUDIUM, referente ao procedimento de medição. Já com relação ao registro dos níveis sonoros em função do tempo, foram analisados o nível de pressão sonoro equivalentes (Leq), o nível sonoro que foi excedido em 90% (L90), o nível sonoro que foi excedido em 10% (L10), o nível de pressão sonora mínimo (Lmin)e o nível de pressão sonora máximo (Lmax).

Para caracterizar o ruído produzido pelos equipamentos, na maioria dos pontos, no primeiro relatório, a empresa considerou o nível sonoro mínimo (Lmin), já que é o ruído que aparece continuamente nas mediações quando o equipamento estiver ligado, somado aos diversos tipos de ruídos produzidos nas diversas fontes presentes nas imediações. Já no segundo relatório, além do nível sonoro mínimo (Lmin), a AUDIUM também considerou nas suas conclusões nível de pressão sonoro equivalentes (Leq).

  1. AVALIAÇÃO DOS PONTOS DE MEDIÇÃO DO NPS NO RELATÓRIO 2020

Além dos registros dos níveis sonoros realizados pela empresa, também poderiam ser trabalhados outros aspectos como o tratamento estatístico dos dados obtidos a partir de um software específico que apresentasse os valores da média, do desvio padrão, intervalo de confiança para um determinado nível de significância com a intenção de comparar as intensidades obtidas nas diversas distâncias; o nível de interferência na comunicação verbal, que além de problemas de saúde é um elemento fundamental em casos de emergência; e a diretividade da fonte para que a sua influência no campo sonoro fosse conhecida. Além disso, seria importante ter destacado como foi calculado o nível de pressão sonora, como é feito nos projetos que envolvem cálculos, apresentando a seguinte fórmula:

[pic 2]

Onde:

p = pressão sonora medida

po = pressão sonora de referência

NPS= nível de pressão sonora 

O primeiro relatório apresentado pela empresa AUDIUM indica apenas que os níveis sonoros mínimos (Lmin) obtidos revelaram que os equipamentos ligados superaram, em média, 9 dB os equipamentos desligados e isso resultaria numa forte influência negativa no ambiente sonoro. Avaliando os dados da tabela do primeiro relatório, percebe-se que foi realizada uma média aritmética simples dos valores. Vale ressaltar que a soma dos níveis de pressão precisa ser realizada a partir de um gráfico elaborado por Bruel & Jjaer, apresentado por Donato (2018). Por isso, essa média de 9 dB de diferença entre os equipamentos ligados e desligados não condiz com a referência utilizada para fazer os cálculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (608.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com