TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO ENSAIO DE USINABILIDADE

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

Lucas Matheus C. Alves

Matrícula: 201934040008

ANÁLISE DO ENSAIO DE USINABILIDADE

1. INTRODUÇÃO

Nos processos de usinagem, os mesmos envolvem a remoção de material para a produção de um determinado componente ou peça. Esta remoção de material visa a obtenção das formas finais, acabamento superficial adequado e se alcançar os valores de tolerância requeridos. Os processos de usinagem são, torneamento, fresamento, aplainamento e furação. Cada um deles são específicos. Dando ênfase no torneamento. O processo de torneamento consiste na utilização de ferramentas com corte em um único ponto, o qual é fixo. A ferramental remove material de uma peça gira. O material produzido durante o corte nos processos de usinagem é chamado de cavaco.

2. METODOLOGIA

A figura 1 representa a montagem completa de um torno CNC, para a realização dos ensaios para a avaliação da usinabilidade.

[pic 2]    [pic 3]

Figura 1. Torneamento cilíndrico externo em diferentes ângulos em um torno CNC.

2.1 EQUIPAMENTOS

  • A figura 2 mostra um exemplo de um porta ferramentas com a pastilha ou ao lado para melhor entendimento, onde é fixado para a realização dos ensaios de usinabilidade

[pic 4]   [pic 5]

Figura 2. Porta ferramentas instrumentado para medir os esforços de corte, pastilha TPUN 160304 BA55. A seta amarela indica a pastilha.

  • A figura 3 (a) mostra o sistema de aquisição de dados, o torno CNC, e instrumentos de metrologia. A Figura 3 (b) mostra torno convencional com corpo de prova.

           

(a)  [pic 6]  (b  [pic 7]

  1. Figura 3. a) Sistema completo de ensaio CNC. b) Torno mecânico convencional.

 2.2 MÉTODO

O método utilizado para avaliação da usinabilidade consiste no torneamento cilíndrico externo. E pode ser feito usando o torno mecânico ou CNC, neste caso vamos abordar apenas o mecânico. No torneamento em torno mecânico, o processo de preparação deste equipamento obedece às seguintes etapas: verifica-se o paralelismo da ferramenta, com o uso da ponta giratória. A ferramenta está referenciada em relação ao centro da placa ao coincidir a ponta da ferramenta e da ponta giratória; fixa-se manualmente o CP na placa, passa-se o relógio comparador no CP, que está preso à placa e à ponta giratória para se verificar o paralelismo e inicia-se o torneamento.

3. RESULTADOS OBTIDOS NOS ENSAIOS DE USINAGEM

3.1 A figura 4 mostra as forças de usinagem e suas componentes na operação de torneamento. Onde Fc é a força de corte, Ft é a força de avanço e Fp é a força passiva.

[pic 8]

Figura 4. Torneamento cilíndrico e suas componentes na operação.

4. CONCLUSÃO

Neste ensaio, permite avaliar o comportamento do material durante o processo de usinagem como os resultados dos esforços de corte e acabamento superficial, que são ligados com a usinabilidade dos mesmos. O comando numérico CNC é um equipamento eletrônico capaz de receber informações por meio de entrada própria, compilar estas informações e transmiti-las em forma de comando à máquina operatriz de modo que sem a intervenção do operador, realize as operações programadas. Sua aplicação está na fabricação de peças complexas quando precisão e repetibilidade são exigidas. E sua maior vantagem está no menor tempo do operador ao lado da máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (176.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com