TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSAIO DE USINABILIDADE RESUMO

Por:   •  13/12/2021  •  Seminário  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

        

ENSAIO DE USINABILIDADE

RESUMO

Neste trabalho iremos falar sobre usinabilidade dos materiais, ensaio de longa duração e de curta duração. A usinabilidade pode ser definida como a facilidade com que um metal pode ser submetido a diferentes operações ou técnicas de usinagem. Sendo assim um material pode ter um valor de usinabilidade baixo em certas condições de usinagem e um valor maior em outras condições de usinagem.

1 INTRODUÇÃO

A usinabilidade pode ser considerada uma propriedade do material, mas a medida da usinabilidade depende dos parâmetros considerados. Em outras palavras, a ordem no ranking de usinabilidade de um número de materiais pode não ser o mesmo, quando obtidos em condições diferentes. Por isto, sugere que a usinabilidade não é uma propriedade, mas o "modo" do material se comportar durante a usinagem. Desta forma, usinabilidade é muito mais uma função do teste e não uma função de uma ou mais propriedades do material. "Em termos gerais, usinabilidade pode ser definida como sendo uma grandeza que indica a facilidade ou dificuldade de se usinar um material.

2.1 ENSAIOS DE USINABILIDADE

Métodos de ensaio de usinabilidade podem ser divididos em ensaios de longa e curta duração. Deve-se recorrer aos ensaios de longa duração quando se deseja traçar as curvas de vida de uma ferramenta, para um determinado material, com uma precisão razoável. São empregadas velocidades de corte usuais em máquinas-ferramentas, o que, no entanto, exige um elevado tempo de ensaio e grande quantidade de material. Do ponto de vista prático, observa-se que o ensaio de longa duração não satisfaz as necessidades industriais porque demanda muito tempo para a execução. Os ensaios de curta duração atendem melhor aos requisitos práticos, principalmente nos aspectos econômicos dos tempos necessários. Deve-se levar em consideração, no entanto, que dadas as condições forçadas de usinagem usadas, seus resultados são, algumas vezes, considerados imprecisos. Testes rápidos são empregados no controle de qualidade de entrada de material da peça e da ferramenta, bem como para a supervisão da usinabilidade. Ensaios de curta duração normalmente utilizam as ferramentas até a sua destruição total. Uma vez que este tipo de desgaste não é observado em ferramentas de metal-duro ou cerâmica, os ensaios de curta duração servem somente para ferramentas de aço-rápido. Devido à grande quantidade de ensaios de usinabilidade, não serão abrangidos todos estes, apenas os mais relacionados ao escopo deste trabalho.

2.2 ENSAIO DE LONGA DURAÇÃO

O teste de torneamento-temperatura é empregado como teste de longa duração, sempre que o fator dominante na vida da ferramenta é a temperatura e não o desgaste da ferramenta. A vida é definida como o tempo contado a partir do início do ensaio com velocidade de corte e avanço constante até o instante em que se tenha destruição total da ferramenta. O reconhecimento do desgaste hiperproporcional é feito através do surgimento de marcas na superfície da peça ou se a superfície de corte apresenta superfícies brilhantes ou com cores de revenimento, que podem surgir devido à oxidação superficial da peça. Cavacos despedaçados ou uma modificação do ruído no processo também indicam uma destruição avançada da ferramenta, que terá como consequência a destruição da ferramenta como fim de vida. No torneamento longitudinal, são escolhidas quatro velocidades de corte com um certo grau de escalonamento, obtendo-se vidas na faixa de 5 min < T < 60 min. O material da ferramenta empregado é usualmente especificado como sendo o aço-rápido, com propriedades de qualidade superior. Metal-duro e cerâmica de corte não são adequados para esse tipo de ensaio em virtude de sua alta dureza a quente. Em um papel log-log com divisões iguais, na abcissa é alocada a velocidade de corte em m/min, e na ordenada a vida em minutos. O comportamento da curva pode ser aproximado por uma reta sobre toda a extensão do campo de velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (553 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com