TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GUINDASTE ELETROÍMÃ

Por:   •  4/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

APS DP – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GUINDASTE ELETROÍMÃ

Gabriel Rodrigues  Soares da Silva    C98IIJ-2          

Miguel Raimundo dos Santos Porto   T7849G-8

Northon Cardoso Pereira                    D008EC-1

Matheus Assis do Nascimento           C96756-4

SÃO PAULO – SP

2020

APS DP – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GUINDASTE ELETROÍMÃ

Trabalho apresentado como requisito para obtenção da aprovação na disciplina de dependência da APS – Atividades Práticas Supervisionadas referente ao 4º semestre do Curso de Engenharia civil da Universidade Paulista – UNIP Campus Tatuapé.

SÃO PAULO – SP

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................

2. OBJETIVOS....................................................................................................  

3. MATERIAIS E MÉTODOS...........................................................................

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA............................................................................

4. METODOLOGIA...............................................................................................

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS...............................................................................

6. CONCLUSÃO.......................................................................................................

7. ANEXOS.........................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

O desafio da Atividade Prática Supervisionada no regime de dependência  do 4º semestre de Engenharia civil, Neste trabalho mostraremos um projeto cujo objetivo é executar os conhecimentos passados em sala de aula com a elaboração de um guindaste. Sendo esse projeto desenvolvido a partir do protótipo do “Carro Elétrico” da APS – Atividades Práticas Supervisionas, do terceiro semestre, onde foi implementado um braço hidráulico articulável, juntamente com um eletroímã em sua extremidade. Usando os princípios de mecânica dos fluidos, optamos por desenvolver um braço hidráulico, cujo acionamento se da pela pressão aplicada, movimentando o liquido e consequentemente a articulação do braço. Já para a elaboração do imã, utilizamos os estudos de complementos de física, principalmente o que condizia a campo magnético. Na construção do eletroímã foi aplicado um fio ao redor de um núcleo metálico, que ligado a uma tensão é percorrida uma corrente elétrica, que gera um campo magnético a sua volta, semelhante àqueles encontrados nos ímãs tradicionais, sendo assim possível içar os corpos de massas pré- determinados, obtendo um resultado satisfatório e adequado às normas de construção indicadas no “Manual de construção da APS”.

Palavras chaves: Protótipo, Guindaste, Eletroímã, Braço Hidráulico, Campo magnético.

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL

O desenvolvimento central do trabalho é a elaboração de um projeto cuja demonstração seja feita por meio de protótipo e memoriais de cálculos.

  1.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aperfeiçoar o desenvolvimento do senso crítico e através da leitura textual melhorar a base teórica acadêmica que por ventura é essencial na formação acadêmica profissional.
  • Elevar o conhecimento prático, vista ao grande empenho a realizar a presente ideia de montagem do protótipo e memorial de cálculo.
  • Instigar o progresso do trabalho em equipe por meio da interação social, uma vez que esta técnica amplia as capacidades de organização, responsabilidade, disciplina e melhor relacionamento interpessoal.
  • Estimular o ensino e aprendizagem através das pesquisas acadêmicas em formato científico.
  • Desenvolver as técnicas sobre o tema da atividade através da elaboração de projetos.
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada para esta atividade esta baseada na pesquisa fundamental e ampla de uma combinação exploratória. O esboço a ser seguido é o de pesquisas bibliográficas.

A base de formação para este projeto se moldará por meio de consultas a livros, revistas, teses, sites acadêmicos, dissertações e obras de referências, sempre zelando por conteúdo plausível e confiável.

De nenhum modo será utilizado parte ou todo de item ora veiculado em funções comerciais e métodos não acadêmicos.

PROTÓTIPO DE CARRO MOVIDO A ENERGIA ELÉTRICA

Como já discutido uns dos principais objetivos da Atividade Prática Supervisionada, são as pesquisas acadêmicas e o embasamento e aprofundamento da teoria vista em sala de aula, uma vez que são virtudes essências para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal para o engenheiro. Por isso, apresentaremos nesta parte o desenvolvimento teórico que utilizamos para a construção e entendimento do protótipo. Em resumo será abordado duas grandes áreas da física a mecânica, que será responsável, a partir da rotação do motor, pela locomoção do protótipo e pela movimentação do guindaste; e a elétrica, que disponibilizará a força ao motor para que o mesmo se locomova, além servir como base para o funcionamento do eletroimã.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICO

Hoje o grande desafio da tecnologia é desenvolver baterias com um melhor rendimento, pois são elas que determinam a autonomia, o preço e o tempo de recarga do veículo.

O surgimento do automóvel elétrico foi realizado por diversas pessoas, até mesmo o húngaro Ányos Jedlik, criador do motor elétrico em 1828. Devesse também aos franceses pelo desenvolvimento e melhor desempenho das baterias, “Gaston Plante, em 1865, e Camille Faure, em 1881”. Isso fez com que a Europa criasse interesse nos modelos. Os países França e a Grã-Bretanha passaram a ter interesse em desenvolver carros movidos a eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (666.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com