TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE AUTOMAÇÃO

1- Defina o que é automatizar um processo. Dê exemplos de aplicação de automação no setor industrial, comercial e doméstico.

Resposta: É processo de racionalização, otimização e automação dos processos-chave que impulsionam uma organização com o objetivo principal de cortar custos através da integração de aplicações, reduzindo o trabalho, acelerando o tempo de execução das atividades e substituindo processos manuais por aplicações de software.

Setor industrial: em uma indústria de enlatados, o processo de etiquetagem. Em uma indústria automobilística, o processo de pintura.

Setor comercial: Utilização de software para registrar a venda, o estoque, emissão de nota fiscal.

Setor doméstico: Integração entre áudio e vídeo como medida de segurança, sistema para apagar as luzes, ar condicionado.

2- O que é um processo industrial contínuo e um processo discreto, quais as grandes desvantagens de cada um?

Resposta: O processo industrial contínuo e um método usado em indústrias e fábricas a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível. Rapidez na produção, padronização, poucas etapas de produção. A desvantagem desse processo esta relacionada ao baixo valor agregado ao produto, produtos de baixa complexidade entre outros. O processo industrial discreto pode ser exemplificado pela produção de automóveis, onde são montados partes de um componente até o resultado final. A desvantagem apresenta-se na pouca flexibilidade e altos investimentos que serão recuperados a longo prazo.

3- Relacione a evolução da automação com os padrões de qualidade adotados na indústria (ex. ISO).

Resposta: A competitividade no mercado e o avanço tecnológico nas mais diversas áreas da automação industrial têm sido cada vez maiores, proporcionando um aumento na qualidade e volume de produção, assim como redução de custos, auxiliando as empresas em seus métodos e processos. Os padrões de qualidade são adotados a fim de garantir o atendimento das expectativas dos clientes, além de minimizar riscos. A ISO também adere a empresa a métodos padronizados e de maneira mais segura, desta forma com a automação se torna possível um controle específico para adequação das normas da ISO na organização, de maneira a capacitar as empresas para competirem no mercado de forma legal e segura tanto para os trabalhadores como para os consumidores.

4- Quais são os três componentes básicos de um sistema de automação e controle?

Resposta: Os três componentes básicos são: sensores, atuadores e controladores. Para o funcionamento adequado das máquinas e plantas é preciso dominar o funcionamento destes elementos. Por exemplo, a maquina deverá saber se uma peça chegou ou não para ser perfurada. Essa informação de que a peça chegou é conseguida pela introdução de um elemento na máquina, o sensor que "sente" a presença da peça. Para a máquina furar a peça é necessários um atuador, e o controle de quando, onde e como furar é feito por um controlador. O controlador pode ser, por exemplo, um computador.

5- O que é um diagrama e qual a sua importância para um sistema de automação?

Resposta: O diagrama é um gráfico que apresenta informação de forma esquematizada e relacionada a algum tipo de área, seja na política ou economia de algum país ou empresa, e que aparece representada numericamente e em forma de tabela. A aplicação pode ser representada através do diagrama de função de bloco, por exemplo, que é uma linguagem gráfica utilizada em controladores lógicos programáveis. Esta linguagem é descrita por blocos elementares de funções, onde as entradas e saídas são conectadas no bloco por linhas de conexão.

6- O que é um sistema de malha aberta e o que é um sistema de malha fechada? Cite vantagens e desvantagens de ambos.

Resposta: Os sistemas de malha aberta são aqueles em que as grandezas de saída não são comparadas com as grandezas de entrada. A vantagem consiste no baixo custo e na simplicidade de implementar na prática. O problema de um sistema de controle desse tipo é a imprecisão, nenhuma adaptação a variações externas (perturbações), dependência do julgamento e da estimativa humana. Por outro lado, estes tipos de sistemas são em geral simples e baratos, pois não envolvem equipamentos sofisticados para a medição e/ou determinação do sinal de controle. Já o sistema em malha fechada é aquele que há um fluxo de informação no sentido direto, da entrada para a saída, e outro fluxo de informações que compara a saída com um valor de referência. A comparação é feita através da realimentação da saída. A vantagem é que esse modelo permite aumentar a precisão do sistema, rejeita o efeito de perturbações externas, melhora a dinâmica do sistema e diminui a sensibilidade do sistema a variações dos parâmetros do processo. Porém são mais complexos, com maior custo e atrasos de tempo podem ocasionar oscilações na saída e instabilidade.

7- Quais as consequências (positivas e negativas) de se aumentar a precisão de medição de alguma variável de algum processo?

Resposta: As medições, seja de qualquer variável, estão sujeitas a erros nos resultados. Para que esse cenário não ocorresse, seria necessário a utilização de um sistema que produziria medições precisas e corretas. A incerteza de medição é um valor associado ao resultado da medição que descreve uma faixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com