TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços)

Por:   •  6/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento Texto 1

Aluna: Jamylle David Pedro

Título: Uma Introdução à Estratégica de Manufatura

Autores: COSTA, Ricardo S. e JARDIM, Eduardo G. M.

O texto inicia explicitando que o setor de produção de uma empresa é o principal processo de geração de riqueza, é a “Galinha dos Ovos de Ouro”. Dessa maneira, deve-se concentrar esforços na gestão estratégica da produção. Contudo, esse cenário nem sempre é a realidade, muitas companhias aplicam esforços e recursos em atividade que não agregam tanto valor e por diversas vezes buscam apenas aproveitar oportunidades de curto prazo.

Hoje, assim como durante a Revolução Industrial, deve-se compreender que o chão de fábrica assume um papel relevante na empresa. Contudo, enquanto na Revolução Industrial o foco era nas atividades fabris para conseguir produzir mais e atender a demanda da sociedade, agora o foco é na gestão estratégica da produção para assegurar menores custos e satisfação do cliente.

Tendo estabelecido que a produção, no que tange ao chão de fábrica, é determinante para o sucesso de uma empresa, torna-se importante saber avaliar os fatores de competitividade da empresa que devem ser considerados na estratégia. Para tanto, é importante realizar uma análise do mercado e nesse contexto o autor seleciona uma série de razões que influenciam na decisão dos consumidores na escolha de um produto, são essas: Qualidade do serviço pós venda; Rapidez de entrega e pontualidade; Fidelidade a uma escolha anterior; Imagem ou reputação social do fabricante; Influência de amigos e famílias; Conveniência ou facilidade da compra; Preço; Atuação do vendedor; Condições de pagamento; Novidade / Moda; Linha de Produtos: Cores, Tamanhos e Modelos; Qualidade do produto: Performance, Confiabilidade, Durabilidade e Aparência;

Todavia, é importante ressaltar que os fatores acima influenciam de forma diferente na decisão do cliente, variando de acordo com o público alvo de cada segmento. Assim, sugere-se a separação em duas categorias para análise: Fatores Ganhadores e Fatores Qualificadores.

Os fatores ganhadores são aqueles que possuem um papel fundamental em converter um consumidor em um cliente efetivamente, ele garante a obtenção de encomendas. Os fatores qualificadores, por outro lado, contribuem para que a empresa se mantenha competitiva com a concorrência. De forma simplificada, os fatores qualificadores levam o consumidor a considerar uma empresa na sua escolha, mas é o fato ganhador que o converte em um cliente.

Após a separação dos fatores ganhadores e qualificadores, existem duas grandes estratégias de competição: Abordagem Onidirecional e Abordagem Focada. A primeira, constitui na tentativa de superar a concorrência em todos os fatores relevantes do mercado em questão. A segunda, por outro lado, visa direcionar os esforços para alguns poucos fatores ganhadores e assim se destacar no mercado. A estratégia focada é comumente vista como a melhor abordagem, dado que, com a constante evolução nos mercados é inviável manter-se à frente em todos os fatores e assim, não conseguirá manter a sua posição.

Identificados os fatores relevantes na estratégia competitiva, é importante averiguar como cada setor da empresa consegue contribuir na melhora da performance. É importante evidenciar que existem fatores diretamente ligados a produção, os mais reconhecidos são preço, qualidade, rapidez de entrega, confiabilidade e flexibilidade. Contudo, alguns fatores competitivos são ligados a outras área da empresa, como imagem social, condições de pagamento, serviço pós-venda, dentre outros. Em posse dessa informação, é possível traçar as melhores estratégias para que os setores atuem de forma integrada para a otimização dos fatores, garantindo a competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com