TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alvenaria Estrutural

Por:   •  7/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6
  1. DEFINA E EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E ALVENARIA ESTRUTURAL.

A alvenaria de vedação são as paredes que tem função de dividir os ambientes externos e internos de uma edificação. Já a alvenaria estrutural e uma de paredes feita de blocos de concreto que além vedar a casa, forma a sua estrutura.  E a principal diferença das duas é que a alvenaria estrutural (blocos de concreto) serve como a própria estrutura da obra dispensando armação de ferro e aço, e a de vedação suporta apenas seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.

  1. QUAIS AS FUNÇÕES DA ALVENARIA ESTRUTURAL?

 

É um sistema onde as paredes não têm apenas a função de vedar, ela desempenha também o papel de estrutura da edificação.

  1. QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL?

Suas vantagens são:

  • Redução do consumo de formas de madeiras, aço e concreto;
  • Maior rapidez na construção;
  • Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes;
  • Facilidade no treinamento de mão de obra;
  • Maior organização no canteiro de obras;

E suas desvantagens são:

  • Arquitetura e design restritos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais;
  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas;
  • Dificuldade de improvisações;
  • Limitação de grandes vãos e balanços.

  1. CONCEITUE ALVENARIA ARMADA E NÃO ARMADA.

A alvenaria armada pode ser adotada em edificações com até mais de 20 pavimentos e é caracterizada por ser reforçada por uma armadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionadas para resistir a esforços atuantes. Já a alvenaria não armada vem sendo tradicionalmente utilizado em edificações de pequeno porte, como residências e prédios de até 8 pavimentos, é uma alvenaria simples componentes mais argamassa, e os reforços são colocados apensas em cintas, vergas e contra-vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

  1. Os edifícios de alvenaria hoje tomam partido de concepções e modelos estruturais muito diferentes das alvenarias históricas. Indique algumas diferenças marcantes, ilustrando com exemplos.
  1. Quais são os componentes da alvenaria estrutural? Explique cada um deles.

Os principais componentes são os Blocos, argamassa de assentamento, Graude e aço.

Blocos: De acordo com a norma NBR 6136 o bloco se define como um elemento de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta. A norma também define basicamente dois tipos de blocos de concreto, de acordo com sua aplicação: para vedação, o bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural, e com função estrutural, o bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural.

Argamassa de assentamento: Ela transmite e uniformiza as tensões dentre as unidades de alvenaria. Absorve pequenas deformações; prevenir a entrada de água e vento nas edificações, além disso deve ter boa trabalhabilidade, resistência, plasticidade e durabilidade no desempenho das funções.

Graute: Microconcreto, feito de agregado graúdo de pequeno diâmetro, sendo autoadensável. Ele é usado para preenchimento de espaços vazios de blocos com a finalidade de solidarizar armaduras à alvenaria ou aumentar sua capacidade de resistência.

Armadura: A armadura é a associação de peças de aço para concreto armado (CA) sendo um componente estrutural de uma estrutura de concreto armado.

  1. Explique com suas palavras a importância da racionalização nas construções de alvenaria.

A racionalização tem como principal intuito principal eficiência na construção e com isso solucionar os problemas que surgirem. Dessa forma diminui os desperdícios de material e tempo durante o projeto.

A racionalização é umas das vantagens da alvenaria estrutural, já que o consumo dos matérias é reduzido e com menos desperdícios do que em obras de concreto armado.

Sendo assim podemos dizer que este conceito otimiza todos os setores da obra desde o uso de materiais a até a parte financeira.

10) Explique com detalhes quais as etapas para o desenvolvimento de um projeto de alvenaria.

As etapas são:

13) Quais são as ações que atuam sobre um edifício de alvenaria?

Temos dois tipos de ações verticais, que são:

As permanentes são aquelas que apresentam pequena variação durante praticamente toda a vida da construção com, por exemplo, o peso próprio da estrutura, pisos, revestimentos, vedações e caixas d’água.

Já as ações variáveis ao contrário das ações permanentes apresentam variação significativa durante a vida da construção que são cargas de utilização e ações do vento.

  1. Como garantir a estabilidade do edifício?

Certificar de que a edificação tenha condições de apresentar reações a todas as solicitações impostas.

        Para as cargas na vertical podemos adotar medidas como; cargas distribuídas uniformemente nas paredes, evitar esbeltez excessiva e ligação entre os elementos ajudando na redistribuição das cargas.

           E para as cargas na horizontal; distribuição das paredes em duas direções, efeito diafragma rígido da laje e ligação adequada entre os elementos.  

  1.  O que são e qual a importância de se construir vergas e contravergas?

As vergas são elementos estruturais localizados na acima dos caixilhos. Possuem duas funções básica, prevenir fissuras pelo momento fletor da alvenaria no centro da abertura e prevenir fissuras nas bordas ocasionadas por causa do esforço cortante. Já as contravergas também são elementos estruturais que ficam na parte inferior das aberturas em alvenaria. Em obras de pequeno porte é comum que esse elemento não seja executado, ocasionando fissuras na alvenaria, geralmente no ângulo de 45° nos cantos inferiores do vão. Esse elemento serve para prevenir que o esforço cortante das alvenarias se acumule nesses pontos, assim evitando o aparecimento dessas fissuras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com