TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alvenaria estrutural é um método construtivo que vem sendo utilizado cada vez mais no Brasil pela sua eficiência

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ALVENARIA ESTRUTURAL:
blocos estruturais

ANTONIO GEVERSON DOMINGUES DA SILVA
DANILLO DOS SANTOS
HENRIQUE MONTEIRO BARTZ
IGOR ALMEIDA MENDES PEREIRA
INGRID AMERICADO MOURA

TRABALHO DE PESQUISA


Orientado por: prof. Thiago

Barueri, 14 de maio de 2016.


ANTONIO GEVERSON DOMINGUES DA SILVA – RA: B993DH-6
DANILLO DOS SANTOS – RA: C117GG-9
HENRIQUE MONTEIRO BARTZ – RA: C154HI-5
IGOR ALMEIDA MENDES PEREIRA – RA: C09191-0
INGRID AMERICANO MOURA – RA: B98662-0

TURMA: EC5R06/EC5S06

blocos estruturais

Trabalho de pesquisa apresentado como parte das atividades aprimorar nossos conhecimentos no curso de MTA da Universidade Paulista – UNIP.
















Barueri, 2016



  1. Resumo

A alvenaria estrutural é um método construtivo que vem sendo utilizado cada vez mais no Brasil pela sua eficiência. Ela é realizada com blocos estruturais alinhados perfeitamente conforme um projeto arquitetônico que já deverá ter sido previamente realizado a fim de evitar eventuais problemas durante a execução. Nela a parede é responsável pela transmissão de esforços para a fundação não havendo, assim, quaisquer outros elementos estruturais transmissores de cargas. Porém este método, assim como todos os outros, pode ocasionar “defeitos” tanto na parte final da obra quanto em seus materiais constituintes e tais defeitos são chamados de patologias que foram classificadas como: Fissuras, eflorescências e infiltrações.

Palavras-chave: Bloco estrutural, alvenaria estrutural, patologias, ABNT, Fissura, Eflorescências, infiltrações.


  1. Abstract


The masonry is a construction method that has been used increasingly in Brazil for its efficiency. It is performed with building blocks aligned perfectly as an architectural project that should have already been performed previously in order to avoid any problems during execution. In it the wall is responsible for the transmission of efforts to the foundation not there, so any other structural elements transmitters loads. But this method, like all others, can cause “defects " both in the final part of the work and in their constituent materials and such defects are called diseases that were classified as : Fissures , efflorescence and infiltrations.



Keywords: structural block, masonry, pathologies, ABNT, Fissure, Efflorescence, infiltrations.


  1. Sumário

1 Introdução        06

2 Objetivos        07

2.1 Objetivo geral        07

2.2 Objetivo específico        07

2.3 Justificativa        07

2.4 Metodologia        07

3 Bloco de concreto        07

3.1 Fabricação        07

3.2 Composição        08

3.3 Vantagens e desvantagens        08

3.4 Tipos de blocos estruturais        10

4 Patologias        11

4.1 Conceito        11

4.2 Tipos de patologias        11

4.2.1 Fissuras        11

4.2.2 Eflorescência        13

4.2.3 Infiltrações        14

4 Considerações finais        16

Referencia bibliográfica        17


  1. Introdução[a]

Esta pesquisa pretende mostrar que alvenaria estrutural realizada com blocos estruturais pode ser um método construtivo vantajoso através da praticidade, economia e por deixar a obra com um aspecto mais limpo. Para isto analisamos diversos artigos a fim de proporcionar uma pesquisa justa e coerente. Conseguimos articular os conceitos e ideias da funcionalidade e também os defeitos ou patologias que podem vir a ocorrer neste método construtivo.

   A alvenaria estrutural não é muito conhecida no Brasil, mas está ganhando seu espaço e sendo cada vez mais utilizada, porém por não ser deveras conhecida muitas construtoras não confiam em seu método. Porém ao analisarmos mais a fundo podemos perceber este sim pode vir a ser um meto extremamente eficaz e confiável, e é isto que mostraremos neste trabalho.

A principal crítica desse método construtivo é a sua deficiência em reformas de grande escala pelo seu modo de seguir com blocos de concreto ou cerâmicos capazes de suportar e passar as cargas da construção para a fundação e por isso não se pode excluir ou modificar paredes, pois elas são as responsáveis pelas transmissões de cargas para a fundação e da fundação para o solo. Hoje se constata que o processo é seguro e já existem prédios com cerca de 30 pavimentos sem eventuais problemas estruturais.


  1. Objetivos
  1. - Objetivo geral

Conhecer as propriedades e aplicabilidades do bloco estrutural na construção civil a fim de saber suas vantagens e desvantagens em questão de custo, tempo e quais os problemas que podem vir a ser ocasionados durante todos os processos construtivos e após o termino da obra.

  1. - Objetivo específico

Saber quais os processos de fabricação do bloco estrutural e suas aplicações durante a execução da obra, além dos tipos de blocos existentes e suas eventuais usabilidades.

 Procurar entender como são as patologias que podem vir a ocorrer durante e pós termino da obra ou até mesmo na fabricação do bloco, para então saber quais as prevenções a serem tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (517.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com