TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado da Alvenaria Estrutural tem crescido no Brasil nas ultimas décadas

Por:   •  9/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 10
  1. - ALVENARIA ESTRUTURAL

  1. – DEFINIÇÃO

O mercado da Alvenaria Estrutural tem crescido no Brasil nas ultimas décadas. Apesar do crescimento, são poucos os cursos de Engenharia em que se oferece a disciplina de Alvenaria Estrutural em sua grade curricular, por isso, o numero de profissionais especializados nessa área é reduzida.

A Alvenaria Estrutural é um sistema construtivo em que as paredes são utilizadas como elementos de vedação como elementos resistentes as cargas verticais e horizontais. As cargas verticais são devidas ao peso próprio da estrutura e as cargas de ocupação. Já as cargas Horizontais se originam por ação do vento. Uma parede de alvenaria pode suportar grandes cargas verticais, no entanto, quando são submetidas a cargas horizontais paralelas ou perpendiculares ao seu plano, pode romper devido aos esforços de tração que eventualmente venham a aparecer.

[pic 1]

Imagem 1: Modelo de Alvenaria Estrutural

  1. – CARACTERÍSTICAS

A alvenaria estrutural para prédios com muitos pavimentos, tornou-se uma boa opção de construção, uma vez que ela grandes características que a deixam com vantagens sobre o sistema convencional, tais como, flexibilidade de construção, economia, valor estético e velocidade de construção.

Através de extensos trabalhos de pesquisa e através dos olhos de projetistas do mundo inteiro, a alvenaria estrutural tem apresentado os mais visíveis avanços do que qualquer outra forma estrutural utilizada na construção, e assim especialista afirmam que a alvenaria estrutural é o mais econômico e moderno método de construção, tendo mais índice de aprovação e de utilização em países como Inglaterra, Alemanha, Austrália e Estados Unidos.

A grande característica da Alvenaria estrutural, é que ela apresenta possibilidade de estar incorporada aos conceitos de racionalização, produtividade e qualidade, garantindo que se produza construções com bom desempenho tecnológicos aliado a baixo custo e com rapidez.

  1. – VANTAGENS E DESVANTAGENS

As principais vantagens em utilizar a alvenaria estrutural são:

  • Diminuição no tempo da construção;
  • Economia no custo da obra;
  • Menor gasto com revestimento;
  • Flexibilidade e versatilidade da construção;
  • Liberdade no layout;
  • Resultados esteticamente modernos;
  • Fácil coordenação e controle;
  • Técnica executiva simplificada;
  • Menor diversidade de materiais e mão de obra;
  • Eliminação de interferências;
  • Facilidade de integração com outros subsistemas;

Já as desvantagens são:

  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas;
  • Dificuldade de improvisações;
  • Limitação de grandes vãos e balanços.
  1. – TIPOS DE ALVENARIA

A alvenaria pode ser apresentada em três tipos, são elas: Alvenaria estrutural armada, alvenaria estrutural não armada e alvenaria estrutural parcialmente armada.

  • Alvenaria estrutural armada: Se caracteriza por ser vazado na vertical dos blocos, esses vazados são preenchidos por graute envolvendo as barras e fios de aço para garantir o reforço da estrutura.
  • Alvenaria estrutural não armada: Nesse tipo, os reforços são colocados somente em         cintas, vergas, contra-vergas, armação entre paredes e nas juntas horizontais, com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
  • Alvenaria estrutural parcialmente armada: Quando parte da estrutura tem paredes com armaduras para resistir aos esforços calculados, além das armaduras com finalidade construtiva ou de amarração, sendo as paredes restantes consideradas não armadas.
  1. – TIPOS DE BLOCOS

Os blocos que compõe a Alvenaria podem ser de diferentes matérias, sendo os de cerâmica e concreto os mais utilizados. Independente do material, os blocos devem conter as seguintes propriedades:

  • Resistência à compressão adequada;
  • Capacidade de aderir à argamassa tornando homogênea a parede;
  • Possuir durabilidade frente aos agentes agressivos (umidade, variação de temperatura e ataque por agentes químicos);
  • Possuir dimensões uniformes;
  • Resistencia ao fogo.

  1. – BLOCOS CERÂMICOS
  1. – BLOCO DE VEDAÇÃO:

São blocos utilizados para paredes de vedação, os furos são geralmente dispostos na horizontal, ocasionando assim uma diminuição da resistência dos peines de alvenaria.

[pic 2]

Imagem 2: Exemplo de Bloco de Vedação.

  1. – BLOCOS PORTANTES:

São blocos utilizados na construção de paredes portantes. Eles devem ter furos dispostos na vertical, pois de acordo com o mecanismo de ruptura, furos na vertical formam indícios de situação de colapso.

[pic 3]

Imagem 3: Exemplo de Bloco Portante.

Na tabela abaixo, segue as dimensões para os blocos de vedação e portantes comuns.

[pic 4]

Tabela 1: Dimensões nominais para blocos de vedação e portantes comuns.

A resistência à compressão mínima dos blocos na área bruta deve atender aos valores indicados na tabela abaixo, e de acordo com o valor são classificados com os tipos A, B, C, D e F.

[pic 5]

Tabela 2: Resistencia a Compressão.

  1. – BLOCOS DE CONCRETO

Nos blocos de concreto, as dimensões são classificadas em M-20 e M-15, conforme tabela abaixo.

[pic 6]

Tabela 3: Dimensões nominais do bloco de concreto.

[pic 7]

Imagem 4: Exemplo de bloco de concreto.

Os blocos de concreto são classificados como em classes A e B. Os blocos de classe A, aplica-se para alvenarias externas sem revestimento devendo o bloco possuir capacidade a vedação e resistência a compressão maior que 6Mpa.

Já os blocos de classe B aplica-se  para alvenarias internas ou externas com revestimentos , devendo possuir resistência a compressão de no mínimo 4,5Mpa.

  1. - LIGHT STEEL FRAME

2.1 - DEFINIÇÃO

Diante do crescimento da população e com os avanços tecnológicos, a indústria da Construção Civil vem buscando sistemas de Construções mais eficientes com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir os desperdícios e de atender a uma demanda que vem crescendo diariamente. Levando esses aspectos em consideração, o aço aparece como alternativa para ser utilizado em construções sustentáveis, o sistema construtivo que utiliza-se o Aço como principal matéria é conhecido mundialmente como Light Steel Frames (LSF) ou Steel Frames.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (931.4 Kb)   docx (874.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com