TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Riscos

Por:   •  29/8/2022  •  Exam  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Analise de Riscos

Docente: Carlos Roberto Falcão de Albuquerque Junior

Turma:

A1 ( )        A2 (X )        A3 ( )

Aluno(a):

Matrícula:

Data: 21/06/2022

Nota da Prova:

Nota de Trabalho(s):

Nota Final:

Só serão permitidos os seguintes materiais em cima da carteira: caneta, lapiseira, lápis e borracha. Desligue seu aparelho celular e guarde-o na mochila, por favor.

A prova deverá ser totalmente feita à caneta, portanto considere o tempo para passar a limpo sua prova, caso inicie escrevendo a lápis. A duração total da prova é de 1 hora e 30 minutos, encerrando às 22:00h.

  1. – Analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo os erros encontrados nas afirmações falsas. (Valor: 3,0 pontos)

(F) O risco de um projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará sempre efeito negativo em um ou mais objetivos do projeto, tais como escopo, cronograma, custo e qualidade.

R: O efeito pode ser tanto positivo quanto negativo, não sempre negativo.

[pic 2][pic 3]

(F) Os fatores de risco ligados à dimensão política expressam a possibilidade da organização contratante vir a ser processada, com sucesso, em decorrência daquilo que é produzido pelo projeto.

R: Os fatores de risco ligados à dimensão legal expressam a possibilidade da organização contratante vir a ser processada, com sucesso, em decorrência daquilo que é produzido pelo projeto

[pic 4][pic 5]

(V) Existem, em todo projeto, fatores de risco que não valem a pena serem tratados, isto é, para os quais o estabelecimento de planos de contenção e contingência não se justifica; em outras palavras, este fator de risco será descartado.

[pic 6][pic 7]

(F) Incertezas qualitativas podem receber um tratamento numérico, que não está disponível para incertezas quantitativas.

R: Incertezas quantitativas podem receber um tratamento numérico, que não está disponível para incertezas qualitativas

[pic 8][pic 9]

(F) Riscos primários são riscos que surgem como resultado direto da implementação de uma resposta ao risco.

R: Riscos secundários são riscos que surgem como resultado direto da implementação de uma resposta ao risco

[pic 10][pic 11]

  1. – A sequência correta das etapas da HAZOP é a seguinte: (Valor: 1,0 ponto)

() Aplicação da matriz de risco / Identificação das causas / Identificação das consequências / Associação do parâmetro à palavra-guia / Recomendações

() Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das consequências / Identificação das causas / Aplicação da matriz de risco / Recomendações

() Aplicação da matriz de risco / Identificação das consequências / Identificação das causas / Associação do parâmetro à palavra-guia / Recomendações

(X) Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das causas / Identificação das consequências / Aplicação da matriz de risco / Recomendações

() Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das causas / Identificação das consequências / Recomendações / Aplicação da matriz de risco

  1. – Considerando as estratégias que podem ser utilizadas para tratar riscos negativos ou ameaças, assinale a opção incorreta. (Valor: 2,0 pontos)

() Prevenir é ação para eliminar a ameaça ou proteger o projeto contra seu impacto.

() Transferir é ação para repassar o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta.

() Aceitar é apenas documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate o risco quando se confirmar.

() Mitigar é a ação para reduzir a probabilidade de ocorrência ou impacto do risco. (X) Explorar é a ação para garantir que a oportunidade seja concretizada.

  1. – Quais são as etapas do ciclo da análise de risco? De forma sucinta, explique-as. (Valor: 2,0 pontos)

R: 1. Reconhecimento do risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com