TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia e Cultura Brasileira

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Engenharia da Computação[pic 2]

Disciplina: Antropologia e Cultura Brasileira - Unidade 1 (A1)

ATIVIDADE 1 (A1)

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.

Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.

Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje!

Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.

Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.

Pesquisando a historia do povo brasileiro, desde sua origem, podemos diferenciar a formação da cultura desse povo. De imediato, nota-se o quanto rica ela é, pois é fruto de uma mistura de vários povos e etnias. Por outro lado fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da historia, para que se chegasse à identidade cultural atual, além de estar em constante comutação.

É considerável destacar que o Brasil, quando da sua formação cultural, estava num contexto histórico de ter sido descoberto e tornar-se colônia portuguesa, até adquirir sua independência e estrutural sua identidade nacional.

Logo, podemos comprovar que a formação cultural do Brasil teve por base a relação cultural de três povos distintos, sendo: nativos indígenas, colonizadores europeus (portugueses) e os africanos.

Portanto, verifica-se que os elementos indispensáveis da cultura brasileira surgiram da convivência dessa mistura étnica-cultural, entre os povos já citados no parágrafo acima. Assim, sua identidade não deriva da historia de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.

A relação entre esses povos possuía uma ligação conflitante, pois se baseava na exploração. Os portugueses, no topo dessa relação, utilizavam-se dos negros, como escravos, e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar para a metrópole. Além disso, eles não se viam como brasileiros e não apresentavam nenhum sentimento de pertencerem às terras brasileiras.

Contudo, não apenas gerou-se uma relação conflitante, mas também um novo tipo de povo, a partir das relações biológicas entre eles, os chamados mestiços. Esses são denominados como mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e indígenas) e mamelucos (pais brancos e indígenas). Esses mestiços são os responsáveis por grande parte dos nossos padrões culturais, deixando a serem identificados como brasileiros, até os dias atuais.

Salientando o estudo cultural, conseguimos realçar alguns pontos a serem considerados, por exemplo: variedade de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Neste ultimo, explanamos a região norte do país, caracterizada pela linguagem indígena, em comparação ao sul do país, onde é ensinado o idioma alemão em alguns povoados do interior da região.

Conseqüentemente, podemos então concluir que a cultura brasileira originou-se a partir de uma relação étnica conflitante e que durante essa convivência houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes foram os incumbidos pela institucionalização cultural no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com