TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Crítica

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Critica

A monografia intitulada “Metodologias Ativas: uma nova visão de ensino na formação de Engenheiros de Produção” foi apresentado pelo aluno Thiago Lombardi Resende como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ.

O estudo em análise foi segmentado em seis seções em que, no capítulo inicial, o autor contextualiza o sistema educacional superior brasileiro, introduzindo a temática por meio do comparativo entre os métodos de ensino passivos e as metodologias ativas, assim como apresenta o objeto de estudo, os objetivos geral e específicos, sua justificativa e limitações. Na seção subsequente, é realizada a fundamentação teórica mediante revisão bibliográfica seguida da metodologia exposta na seção três. O quarto e quinto capítulos referem-se, respectivamente, ao desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos. Por fim, o autor elucida suas considerações finais na seção seis.

Apresentado de forma clara e objetiva, a pesquisa foi desenvolvida seguindo uma sequência lógica, possibilitando que o mesmo fosse reproduzido posteriormente. Contudo, o autor reconhece as limitações e afirma que os resultados alcançados podem sofrer variações dependendo das condições de aplicação do estudo. Dessa forma, nota-se a necessidade da definição de parâmetros mais controláveis, visto que dessa forma gerar-se-á resultados mais confiáveis.

Tendo em vista que o objetivo do estudo analisado baseava-se na avaliação do modo como as aulas do curso de Engenharia de Produção eram reconhecidas pelos discentes da UFSJ, a proposta de Resende quanto à aplicação das metodologias ativas de ensino “Questionamento guiado entre pares”, “Pense-Par-Compartilhe” e “Aprendizado Baseado em Problemas” mostraram-se mais adequadas para algumas das disciplinas exploradas do que de outras. Isto posto, acredita-se que deveria ter havido um estudo mais aprofundado de metodologias mais adequadas ao conteúdo dessas disciplinas visando a melhora da execução das mesmas. Todavia, fatores como “tema abordados em sala” foram desconsiderados, ocasionando dúvidas quanto a efetividade de alguns dos métodos relatados.

De forma geral, a pesquisa mostrou-se proveitosa uma vez que os modelos tradicionais de ensino são considerados ineficazes quanto a sua capacidade de manter a atenção e o engajamento dos alunos no decorrer das aulas. O desenvolvimento de competências como criatividade, pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão, trabalhadas no estudo em questão, são essenciais em um engenheiro de produção atual, o que torna a aplicabilidade dos métodos ativos nas disciplinas de ensino superior inestimáveis, desde que atreladas às metodologias comumente utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (128.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com