TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise De Consumo Residencial

Por:   •  27/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA eletrica

 atividade extensionista II

Analise de consumo residencial

wandson santos cruz

RU:3657548

aracaju - se

2023


Sumário

INTRODUCAO        1

OBJETIVOS        2

desenvolvimento        3

tabelas e dados        4

CONCLUSÕES        11

 


INTRODUCAO

A atividade extensionista proposta tem como objetivo realizar uma análise do consumo de energia por equipamento em residências ou empresas, a fim de especificar o gasto mensal de cada equipamento elétrico. Neste capítulo introdutório, serão apresentadas informações que situam o trabalho, incluindo a delimitação do tema, a motivação ou justificativa e o problema que inspirou a realização da pesquisa.

A área de abrangência do estudo está relacionada ao consumo de energia elétrica em ambientes residenciais e empresariais. Com o avanço tecnológico e a ampla disponibilidade de equipamentos elétricos, o consumo de energia tem se tornado uma preocupação relevante tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo. A busca por uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos é fundamental para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.

A motivação para a realização desta pesquisa surge da necessidade de conscientização e conhecimento sobre o consumo de energia em diferentes equipamentos. Muitas vezes, os indivíduos desconhecem o gasto energético específico de cada aparelho e acabam sendo surpreendidos com contas elevadas de energia elétrica. Por meio dessa atividade extensionista, busca-se fornecer informações e orientações que auxiliem as pessoas a compreenderem quais equipamentos consomem mais energia e, consequentemente, influenciam diretamente no valor da conta de luz.

O problema central que inspirou o desenvolvimento deste trabalho é a falta de conhecimento sobre o consumo de energia por equipamento. A ausência de informação específica dificulta a tomada de decisões conscientes no momento de adquirir novos aparelhos e também impede uma utilização eficiente dos equipamentos já existentes. Portanto, a pesquisa tem como objetivo suprir essa lacuna, fornecendo dados e análises que permitam aos indivíduos entenderem seus hábitos de consumo e adotarem medidas para reduzir o consumo desnecessário de energia.

A relevância social dessa pesquisa é evidente, pois a conscientização sobre o consumo de energia elétrica e o uso eficiente dos equipamentos podem levar a uma redução do impacto ambiental e à economia financeira para os indivíduos e empresas. Além disso, a pesquisa contribui para disseminar conhecimento e promover a educação energética, capacitando as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis em relação aos equipamentos que utilizam.

Do ponto de vista científico, a pesquisa contribui para a área de estudos relacionados ao consumo de energia elétrica, fornecendo dados empíricos e análises que podem ser utilizados como base para estudos futuros. Além disso, a metodologia aplicada na coleta e análise dos dados pode servir como referência para pesquisas similares em outras áreas ou contextos.

Ao longo deste trabalho, serão apresentados os resultados da análise do consumo de energia por equipamento, bem como a descrição dos métodos utilizados e as conclusões obtidas. O objetivo é levar conhecimento às pessoas próximas e, assim, ajudá-las a tomar decisões mais informadas em relação ao consumo de energia. Compreender quais equipamentos consomem mais energia e adotar práticas mais eficientes contribuirá para a redução do consumo desnecessário e para a promoção de um uso mais consciente dos recursos energéticos.

OBJETIVOS

O objetivo geral desta pesquisa é analisar o consumo de energia por equipamento em residências ou empresas próximas, identificando os equipamentos com maior e menor gasto mensal de energia. O objetivo está diretamente ligado à formulação do problema de pesquisa e à proposição das hipóteses.

O problema central que motivou este trabalho é a falta de conhecimento sobre o consumo de energia por equipamento específico em residências ou empresas. A ausência de informações detalhadas dificulta a tomada de decisões conscientes na hora de adquirir novos equipamentos e também impede uma utilização eficiente dos equipamentos existentes. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é suprir essa lacuna de informação, fornecendo dados e análises que permitam às pessoas compreenderem seus hábitos de consumo e adotarem medidas para reduzir o consumo desnecessário de energia.

Além disso, a pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da análise do consumo de energia por equipamento e disponibilizá-los aos moradores ou responsáveis pelas residências ou empresas pesquisadas. Isso permitirá que eles tenham conhecimento do quanto estão gastando com cada equipamento, possibilitando uma melhor compreensão dos fatores que influenciam na conta de energia no final do mês.

O objetivo geral busca estabelecer uma meta para todo o trabalho, que consiste em analisar o consumo de energia por equipamento, identificar os equipamentos com maior e menor gasto mensal de energia e fornecer informações aos moradores ou responsáveis para uma utilização mais consciente e eficiente dos recursos energéticos. A partir desse objetivo geral, serão desenvolvidos objetivos específicos que contribuirão para sua consecução, como a coleta de dados nas residências ou empresas, o cálculo dos gastos mensais por equipamento, a apresentação dos resultados aos moradores ou responsáveis e a elaboração de um relatório com análises e recomendações.

O objetivo geral guiará todas as etapas da pesquisa, desde a coleta de dados até a análise e interpretação dos resultados. Ele estabelece a direção do trabalho, orientando as atividades realizadas e os resultados esperados. A consecução desse objetivo contribuirá para a disseminação de conhecimento sobre o consumo de energia elétrica e para a promoção de uma utilização mais eficiente e consciente dos equipamentos elétricos.

desenvolvimento

No desenvolvimento deste trabalho, foram selecionadas três residências próximas para realizar a análise do consumo de energia por equipamento. Para preservar a privacidade dos proprietários, as residências serão referidas como Casa 1, Casa 2 e Casa 3 ao longo do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (525.6 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com