TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Estrutural

Por:   •  15/2/2022  •  Exam  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

1) As torres metálicas autoportantes são estruturas que podem ser utilizadas pela Engenharia de Telecomunicações. Descreva quais são as possíveis solicitações permanentes, variáveis e excepcionais que podem atuar sobre este tipo de estrutura.

R.: -Permanentes: Peso próprio, peso dos elementos construtivos fixos, das instalações, equipamentos e acessórios, recalques de apoios, retração e imperfeições geométricas. -Variáveis: Ação do vento e da chuva, variação da temperatura, sobrecarga de utilização, solicitações de manutenção. -Excepcionais: Abalos sísmicos, explosões, incêndios, choques de veículos e enchentes, etc. As pontes como Obras de Arte Especiais são solicitadas por inúmeras ações.

Descreva quais são as possíveis solicitações permanentes, variáveis e excepcionais que podem atuar sobre este tipo de estrutura.

R.: -Permanentes: Peso próprio, peso da pavimentação, dos trilhos, dos dormentes, dos lastros, dos revestimentos, das defensas, dos guarda-rodas, guarda-corpos, canalizações, empuxos de terra e água, forças de protensão, fluência, retração e recalque dos apoios. -Variáveis: Cargas móveis, ação do vento e da chuva, variação da temperatura, sobrecarga de utilização, solicitações de manutenção, força centrífuga, choque lateral, efeitos de frenagem e aceleração, pressão da água em movimento, empuxo de terra provocados por cargas móveis. -Excepcionais: Abalos sísmicos, explosões, incêndios, choques de veículos, enchentes, etc

2) Identifique e justifique quais são as cargas que podemos considerar como ações de construções em estruturas de edificações de torres residenciais.

R.: Existem estruturas particulares em que a carga Condição de Carregamento de Construção (CCC) é maior do que a carga de utilização, por mais que o intervalo de tempo da construção seja menor do que o intervalo de tempo da utilização, se a intensidade da carga utilizada durante a construção for significante é preciso estudar essa carga. No caso das estruturas de edificações de torres residenciais as vezes precisa-se acoplar nas torres uma grua, e essa grua movimenta cargas de alta intensidade, portanto é preciso analisar a estrutura que já existe para essa carga dessa grua que vai agir somente em um curto intervalo de tempo. Outros exemplos de ações de construção é a carga devido ao escoramento, andaimes, geradores, entre outros.

3) Demonstre como o solo pode atuar carregando uma estrutura de contenção;

R.: O solo atua produzindo ações horizontais sobre a estrutura de contenção, ou seja, empuxo de terra. O solo aplica solicitações de peso próprio e carregamentos externos, provocando o seu escorregamento. A determinação da magnitude que ocorre é fundamental na análise. A análise da estrutura de contenção consiste na análise do equilíbrio do conjunto formado pelo maciço de solo e a própria estrutura. Este equilíbrio é afetado pelas características de resistência, deformabilidade, permeabilidade e peso próprio desses dois elementos, além das condições que regem a interação entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com