TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Swot Unimed

Por:   •  26/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

MBA - GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MÓDULO: ORGANIZAÇÕES GERENCIADAS POR PROJETOS

ATIVIDADE EM GRUPO - EMPRESA UNIMED VOLTA REDONDA

Alunos:

AMANDA MILLER AMORIM

ANDREZA DA SILVA MOTA

BRUNA LUCI

JORGE LUIZ PEDROSA

Profº. JULIANO MARTINS MORAES

VOLTA REDONDA

2019

  1. Hospital Unimed Volta Redonda

Idealizado por um grupo de médicos do município que se uniu para buscar melhores condições de trabalho e renda, a Unimed Volta Redonda está em funcionamento desde 28 de setembro de 1989 e teve seu Hospital inaugurado em 2010 com 93 leitos.

Apresentou, em seus dois primeiros anos, bons resultados em termos de qualidade, produtividade e rentabilidade, atendendo as necessidades de todos os seus colaboradores e, principalmente, da comunidade.

[pic 1]

Figura 1 - Hospital Unimed Volta Redonda.

Fonte: Arquivos Unimed Volta Redonda.

Atualmente, a Cooperativa tem mais de 67 mil clientes e mais de 461 médicos cooperados e, além disso, atua diretamente no desenvolvimento econômico e social da região sendo uma das maiores empregadoras da cidade com mais de mil colaboradores.

O Hospital Unimed Volta Redonda possui em sua rede dois Hospitais próprios, dois laboratório, quatro postos de coleta, dois centro de diagnóstico por imagem e hemodinâmica, três unidade de atenção à saúde - Pró Vida, uma câmara hiperbárica e uma unidade de serviço de saúde ocupacional.

A Unimed é o maior Sistema Cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil. De acordo com a pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 21º ano consecutivo a marca “Top of Mind” quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio recebido pela 13ª vez consecutiva de “Plano de saúde em que os brasileiros mais confiam” na pesquisa Marcas de Confiança.

Dessa forma, a Unimed Volta Redonda se destaca no mercado de assistência médica, hospitalar e de diagnóstico como um polo de referência em soluções inovadoras de saúde e bem-estar. Possui o Selo de Acreditação ONA Qualidade e Segurança (ONA - Organização Nacional de Acreditação) e apresenta 96% de satisfação registrada pelos clientes (pesquisa realizada em abril de 2016).

  1. Missão, Visão e Valores

O Hospital Unimed Volta Redonda possui uma forte identidade corporativa e se destaca no sistema Unimed. Sua missão, visão e valores define com clareza a essência e o compromisso da cooperativa, além de possuir uma forte cultura organizacional denominada Jeito Unimed de Cuidar.

O Jeito Unimed de Cuidar trata-se de um compromisso assumido pela Cooperativa em todas as suas relações. Baseado nos pilares Gentileza, Respeito e Competência, o JUC se tornou um importante diferencial competitivo.  

A Unimed Volta Redonda busca sempre estratégias que proporcionam uma prestação de serviços de excelência, com foco nas necessidades reais do cliente oferecendo a melhor experiência do cuidado.

Missão: Valorizar a vida promovendo saúde e bem-estar.

Visão: Ser referência na prestação de serviços em saúde e bem-estar.

Valores: Estabelecer relações de respeito, comprometimento e transparência; Buscar sempre inovação e excelência; Ter compromisso socioambiental; Praticar e desenvolver o cooperativismo; Valorizar as relações pessoais com o cooperado. 

[pic 2]

Figura 2 – Identidade Corporativa.

Fonte: Arquivos Unimed Volta Redonda.

  1. Principais tendências

Vivemos uma era de grandes mudanças e avanços tecnológicos que vem proporcionando para as organizações grandes crescimentos e reduções de custos. E essa nova tendência de mercado conhecida como Indústria 4.0 abrange também a área hospital, segundo a Revista Saúde Business três áreas terão grande impacto no mercado da saúde e devem ser destacadas nos serviços de healthcare:

  • Internet das coisas;
  • Fusões e aquisições;
  • Adoção de tecnologia.

[pic 3]

Figura 3 – Tendência em saúde digital.

Fonte: Portal Saúde Business

Tais mudanças interferem diretamente na gestão hospitalar, os processos se tornam mais ágeis e fáceis de identificar, documentar, executar, medir, monitorar e controlar possibilitando assim melhor mensuração do nível de desempenho e dos resultados obtidos na organização.

 

A TI ganha um novo destaque na área da Saúde e se torna uma estratégia de negócio.

A cooperativa Unimed Volta Redonda já apresenta resultados positivos na adoção de novas tecnologias e caminha para o modelo de “Hospital Digital”.  

Em participação do Saúde Business Fórum o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra, destacou: “Investimos em um ambiente favorável para fomentar e desenvolver novas soluções em saúde e bem-estar. Acreditamos que as novas tecnologias aliadas ao engajamento das pessoas em uma cultura de inovação, contribui para a transformação digital e sobretudo, para a entrega de um serviço de qualidade aos nossos clientes. É com muito orgulho que compartilhamos nossa experiência em um fórum tão importante onde lideranças se reúnem e colaboram para as mudanças no setor de saúde no país.

Desde 2013 o Hospital Unimed Volta Redonda já utiliza as ferramentas e metodologia Lean, o que acarretou a otimização dos recursos e elevou a performance assistencial com a implementação de Kanban eletronico.

Outras implementações realizadas na cooperativa foram DRG (Diagnoses Related Groups) que analisa clinicamente os pacientes agregando ainda mais a qualidade na gestão hospitalar; uso de prontuário eletrônico; checagem a beira leito; unitarização de doses; protocolos automatizados; digitalização de laudos; utilização do PACS para serviços de imagem e plano de contingência. Todas essas iniciativas são fomentadas pelo planejamento estratégico da Unimed Volta Redonda que estabelece e fomenta a transformação digital do negócio com foco em crescimento disruptivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (758.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com