TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Física Elétrica

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Circuitos em série e em paralelo

C.C. Cruz

Centro Universitário Uninter

Pap – Av. Ana Costa, 164 – CEP: 11060-000 – Santos – SP - Brasil

e-mail: filipe.life@hotmail.com

Resumo. Este relatório tem por finalidade a construção de circuitos em série e em paralelo e a análise de suas diferenças. Através do programa Virtual Physics 3.0, será realizado dois experimentos, sendo criado um circuito com cinco e outro experimento com seis resistores ambos tendo um gerador de funções fornecendo uma voltagem de 12 V DC.

Palavras chave: (circuito, corrente, voltagem, resistor, resistência)

Introdução

Um circuito em série ou em paralelo podem ser comparados a uma rota a qual um motorista precisa escolher, ambas as rotas(circuitos) levam ao mesmo objetivo final, porém uma rota(circuito) é mais eficiente que a outra em determinada circunstância. Sendo assim, dependendo da situação, o especialista responsável analisará se é preciso conectar os componentes do circuito, que é o circuito em série, ou se é preciso conectar como degraus de uma escada, que é o circuito paralelo. Tendo em vista estas possiblidades, estudaremos as vantagens e as diferenças entre cada circuito, em série e em paralelo.

Procedimento Experimental

Utilizando o Virtual Physics, criaremos um circuito tendo como fonte de alimentação 12 V DC e resistores tanto em série como em paralelo. No primeiro experimento criaremos um circuito com somente uma trajetória possível para a corrente fluir, denominamos este tipo de circuito de circuito em série. Foi colocado cinco resistores em série, começando com o primeiro resistor à extremidade solta do gerador de funções, tendo em seguida os resistores um ao lado do outro até completar o circuito conectando-se o último a fonte de voltagem. Verificando que somente haja uma possibilidade pela qual a corrente possa fluir, garantindo que o experimento saia corretamente, definiu-se os valores dos resistores conforme tabela 1.

Tabela 1

Resistores

Valor da resistência (Ohms)

1 Ω

120

2 Ω

500

3 Ω

200

4 Ω

135

5 Ω

10000

Utilizando o multímetro com as letras DMM no aplicativo de Física, verificaremos a voltagem e a corrente de cada resistor. Para medir a queda de voltagem é necessário prender a extremidade preta de um lado do resistor e a extremidade vermelha do outro lado. Ao mudar o multímetro de VDC para IDC consegue-se medir a corrente, colocando suas duas ponteiras no mesmo lado do resistor, já que a corrente tem que passar por ela para ser medida.

Os valores encontrados podem ser conferidos na tabela 2.

Tabela 2

Resistor

Voltagem (V)

Corrente (A)

1

0,132

0,001

2

0,547

0,001

3

0,219

0,001

4

0,148

0,001

5

10,95

0,001

O segundo experimento será com um circuito em paralelo, construído de maneira que o circuito pareça com uma escada, na qual os seus resistores são os degraus, permitindo assim que a corrente flua de diversas formas. Foi adicionado mais um resistor com 1 Ω de resistência no final do circuito e os valores de voltagem e corrente obtidos nesse teste se encontram na tabela 3.

Tabela 3

Resistor

Voltagem (V)

Corrente (A)

1

11,73

0,099

2

11,73

0,023

3

11,73

0,059

4

11,73

0,087

5

11,73

0,001

Análise e Resultados

Analisando os dados conforme as tabelas acima, verifica-se que as variáveis desse experimento são a corrente elétrica e a voltagem, sendo a resistência uma constante.  As variáveis que permanecem constantes em um circuito em série são: a corrente que é mantida constante e a voltagem é variada ao longo de cada resistor.  Enquanto as variáveis que permanecem constantes em um circuito em paralelo são: a voltagem que é mantida constante e a corrente que é variada ao longo de cada resistor. As diferenças básicas são que no circuito em série mantém a mesma corrente e varia a voltagem enquanto no circuito em paralelo, mantém a mesma voltagem e varia a corrente. Num circuito em série, só existe uma possibilidade pela qual a corrente pode fluir, portanto, deve ser a mesma ao longo de todo o circuito. Os experimentos realizados nesta atividade prática servirão para um eletricista nos quesitos de: saber como usar um multímetro para fazer corretamente as medições sendo ligado em série para medidas de corrente elétrica (Amperagem) e em paralelo para medidas de Voltagem. Agora em uma experiência com lâmpadas no lugar dos resistores, utilizando novamente um circuito em série e outro em paralelo. Notou-se que introduzindo uma voltagem suficiente para começar a acender as lâmpadas em um circuito paralelo, a luminosidade das lâmpadas será maior do que quando ligadas em série. Contudo, quando uma lâmpada é removida de um circuito em série, o circuito todo apaga, pois, o mesmo fica sem contato. Entretanto quando foi realizado com um circuito em paralelo, após retirar uma lâmpada, as outras permaneciam acesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com