TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  17/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.750 Palavras (23 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso Superior de Engenharia

[pic 1]

APS – Atividade Prática Supervisionada

        

1º Semestre

São Paulo – SP

2016

 

APS

Apresentação de Atividade Prática Supervisionada.

São Paulo

2016

SUMARIO

1        Biografia        5

1.1        Isaac Newton        5

1.2        Galileu Galilei        7

1.3        Arquimedes        10

1.3.1        A coroa de Híeron        10

1.3.2        Arquimedes foi o iniciador da matemática moderna        11

2        Exposição das idéias, teorias e/ou leis        14

2.1        Isaac Newton        14

2.2        Galileu Galilei        16

2.3        Arquimedes        18

2.3.1        Lei das alavancas        18

2.3.2        O parafuso de Arquimedes        18

2.3.3        Roldanas desenvolvidas para movimentar navios pesados        19

3        Análise de uma Função Matemática        20

4        Impactos produzidos        21

4.1        Isaac Newton        21

4.2        Galileu Galilei        22

4.3        Arquimedes        22

5        Dissertação        23

  1. Biografia

  1. Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, uma aldeia inglesa localizada  aproximadamente 180 quilômetros à norte de Londres, no ano de 1643 (1642 no calendário Juliano, utilizado na época). Filho de pais agricultores, Isaac Newton não conheceu seu pai, que morrera 3 meses antes de seu nascimento. Sua família esperava que ele seguisse com os negócios do pai, entretanto, em função de suas habilidades de projetar miniaturas mecânicas engenhosas e o interesse em experimentos, sua permanência na escola foi se prolongando.

Em 1661, aos dezoito anos, ele estudava no Trinity College de Cambridge, onde dedicava-se aos estudos da Matemática. Em 1663, ele descobriu o teorema do binômio generalizado, depois inventando o método dos fluxos, conhecido hoje com cálculo diferencial. Em 1667, após uma epidemia de peste bubônica que atingiu a Inglaterra e manteve a Universidade de Cambridge praticamente fechada entre 1665 e 1667, Isaac Newton retorna a Universidade e ocupa-se nos estudos de óptica.

Em 1669, após a renúncia de seu orientador Isaac Barrow à cátedra lucasiana, Newton assume seu posto e dá início aos seus dezoito anos de docência na universidade. Seus primeiros estudos no campo da óptica foram publicados em um artigo para a Royal Society e provocaram muito interesse e discussão entre os cientistas da época, alguns desses atacaram de forma aguda os trabalhos apresentados por Newton, que, achou tal discussão tão desagradável que jurou não publicar mais nada em ciência. Tal decisão se mostrou bastante inoportuna posteriormente, visto que muitos de seus estudos foram publicados somente anos após sua descoberta.

Durante aproximadamente dez anos a partir de 1673, as atividades acadêmicas de Newton se voltaram aos estudos de álgebra e a teoria das equações, foi nesse período que ele verificou sua lei da gravitação e constatou sua compatibilidade com as leis do movimento planetário propostas por Johannes Kepler.

No ano de 1684, ao ser procurado por Edmond Halley para discutir a lei que torna o movimento planetário elíptico, Isaac Newton tomou novamente interesse pela mecânica celeste, levando-o  a elaborar muitas das preposições que posteriormente seriam fundamentais para seu livro chamado Philosophiae naturalis principia mathematica,publicado em 1687.

Nesse tratado, Newton sistematiza pela primeira vez a dinâmica e a formulação completa dos principais fenômenos do movimento terrestres e celestes. Estão descritos os fundamentos da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal e as três Leis de Newton. Este trabalho mostrou-se como o mais influente e respeitado na história da ciência, seus teoremas são provados pelos métodos da geometria grega clássica. Até mesmo o desenvolvimento da teoria da relatividade, toda a Física e a Astronomia embasam-se em argumentos proposto por Newton.

Em 1686 foi indicado inspetor da Casa da Moeda britânica, onde em 1699 foi promovido a diretor. Posteriormente, em 1703, foi eleito presidente da Royal Society, reelegendo-se sucessivamente até a sua morte em 1727.

De personalidade forte e bastante introspectivo, Isaac Newton não se casou e não teve filhos. Alguns relatos demonstram o nível de foco que ele atingia ao deparar-se com um problema desafio, às vezes, passando dezenove horas em elucubrações.

Sua perícia com os desafios da física e sua habilidade em abordá-los matematicamente o consagraram como um dos melhores que o mundo já viu em sua área. Suas preposições são fundamentais até os dias atuais e fundamentam muitas outras teorias nos mais diversos campos do conhecimento onde seriam impensáveis antes das descobertas de Newton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (425.2 Kb)   docx (342.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com