TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Pática Instalações Elétricas Industriais

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA DO TRABALHO: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

aluno: SILVANA MARIA MOISÉS

professor: JULIANO DE MELLO PEDROSO

IPATINGA–MG

2019

  1. INTRODUCAO

As atividades envolvendo eletricidade representam sérios riscos de acidentes para os trabalhadores, uma vez que se trata de um risco físico invisível. Dessa forma, torna-se imprescindível conhecer as particularidades das instalações elétricas, para que se possa adotar medidas de segurança capazes de eliminar, neutralizar ou controlar os riscos de acidentes.

  1. OBJETIVOS

A atividade prática em questão tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre riscos elétricos, seus efeitos no corpo humano e as medidas de segurança que possibilitem o exercício das atividades sem a ocorrência de acidentes do trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO

A eletricidade, por ser um risco invisível, representa um risco potencial de acidentes do trabalho, razão pela qual é um tema que recebeu considerável importância do legislador, através de uma norma especifica que é a NR-10, e da legislação previdenciária, que estabelece que àquele que trabalhar exposto à tensão superior a 250 volts, tem direito de se aposentar na modalidade especial (25 anos), haja vista a especialidade dessa atividade.  O conhecimento dos riscos elétricos e das conseqüências de um acidente é de suma importância, pois, embora a eletricidade seja extremamente perigosa, é possível desenvolver as atividades sem acidentes.

  1. EFEITOS DA PASSAGEM DE CORRENTE ELÉTRICA NO CORPO HUMANO

Quando o corpo humano recebe a passagem de uma corrente elétrica ele pode sofrer diversas consequências, que podem ir de um simples formigamento até a morte, a depender, entre outros fatores, da intensidade da corrente, do tempo de duração da exposição e do caminho percorrido por ela.

Quanto mais intensa for a corrente elétrica e o tempo de permanência dela no corpo humano, maiores serão as possibilidades de consequências graves para a pessoa, conforme demonstra a figura 1.

Figura 1 - correntes elétricas (Ampere) X efeitos sobre o corpo humano.

[pic 2]

Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/efeitos-corrente-eletrica-sobre-corpo-humano.html

No ano de 2018 foram registrados no Brasil 622 acidentes fatais envolvendo choque elétrico, e segundo estatística da ABRACOPEL (Associação Brasileira para os Perigos da Eletricidade), a região Nordeste apresentou a maior incidência, registrando 261 mortes, conforme demonstrado na figura 3.

Figura – Número de mortes por região

[pic 3]

Fonte: Anuário estatístico Abracopel de acidentes de origem elétrica 2019 – ano base 2018.

  1. Efeitos e consequências do choque elétrico:

Os principais efeitos do choque elétricos são:

  1. Eletrocução:

Quando se diz que a um pessoa foi eletrocutada significa que ela veio a óbito em decorrência da exposição a uma corrente elétrica de valor elevado, como por exemplo, nos casos de contato com fios elétricos de alta tensão. Contudo, deve-se dar atenção especial ao desenvolver atividades em locais úmidos, uma vez que a água é uma excelente condutora de energia, sendo possível, nos casos de o corpo estar molhado, ocorrer eletrocução com baixa tensão elétrica.

  1. Choque elétrico

Com relação ao sentido da corrente elétrica no corpo humano, as consequências serão mais graves quando a parte do corpo em contato com a parte energizada possibilitar um percurso com maior tempo sobre órgãos vitais. A figura 2 representa as possibilidades de percurso da corrente elétrica no corpo humano.

Figuras 2 – possíveis percurso da corrente no corpo humano

[pic 4]

Fonte: Site Fórum da construção

Assim, o percurso de maior gravidade é o demonstrado na letra c, pois a corrente elétrica passa de uma mão a outra, através do tórax, podendo causar lesão no coração e parada cardiorrespiratória.

A corrente elétrica no corpo humano pode causar a tetanização, que é decorrente da contração sofrida em virtude do choque elétrico. De acordo com Cotrim (2009, p. 68) “diversos estímulos simultâneos produzem contrações repetidas; é a chamada contração tetânica”.

Uma das consequências que essa contração pode causar é a falta de reação de soltar a parte condutora de energia, o que pode contribuir para que o indivíduo fique por muito tempo exposto aos efeitos do choque elétrico.

  1. Queimadura

As queimaduras decorrem do calor provocado pela corrente elétrica, quando esta percorre o corpo humano, e, de acordo com Alberto Cotrim, capítulo 3, “a situação torna-se mais crítica nos pontos de entrada e saída do corpo humano”.

A depender do calor produzido pela corrente elétrica, o copo humano pode sofrer graves consequências internas, o que pode provocar, entre outros danos, lesões aos órgãos e hemorragias.  

  1. – OUTROS RISCOS RELACIONADOS AO TRABALHO COM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Há também efeitos indiretos decorrentes da exposição do corpo humano à corrente elétrica, tais como quedas de mesmo nível, de nível diferente (altura) e batida contra objetos.

Não raras são as situações de trabalhadores que se acidentam por contato com parte elétrica energizada, em que a lesão mais grave se dá em virtude da queda e não do choque elétrico propriamente dito. Em casos mais graves, quando a queda ocorre de altura elevada, o acidentado pode vir a óbito, devido aos traumas sofridos quando do impacto do corpo no solo.

A depender do local de trabalho, principalmente nas linhas de produção, o choque elétrico pode provocar o movimento involuntário da pessoa contra objetos e máquinas, o que pode provocar esmagamento, cortes, entre outros.

  1. - PROTEÇÃO AO TRABALHADOR

Para prevenção dos acidentes elétricos, se faz necessária a adoção de medidas de segurança capazes de controlar, eliminar ou minimizar os riscos de acidentes, que são:

  1. Equipamento de Proteção Coletiva – EPC

As medidas de proteção coletiva visam proteger a coletividades, sendo prioritária em relação às medidas individuais. Quando se trata de atividade envolvendo eletricidade, o ideal a principal medida a ser adotada é a desenergização elétrica, possibilitando ao trabalhador executar as suas atividades sem o risco de um choque elétrico.  Não sendo possível a desenergização elétrica, devem-se buscar outras medidas de proteção coletiva, tais como barreira física, isolamento das partes vivas, sinalização, entre outras. Também devem ser implementadas medidas administrativas, como por exemplo, procedimentos de bloqueio e desbloqueio de equipamentos elétricos e análise de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com