TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Redes Industriais

Por:   •  1/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 – Redes Industriais

Marcio Roberth

RA-2020209206

Como esses produtos RFID e essas redes ajudariam a evitar esses problemas? 

Os produtos RFID desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas em várias áreas, como logística, segurança e gerenciamento de ativos.

 Controle de estoque: As etiquetas RFID permitem um acompanhamento preciso dos produtos em tempo real. Isso ajuda a evitar a falta de produtos e garante que os estoques estejam sempre otimizados.

Logística eficiente: As redes RFID permitem rastrear a movimentação de produtos e bens em toda a cadeia de suprimentos. Isso melhora a eficiência e ajuda a evitar atrasos e perdas.

Segurança: Em áreas como controle de acesso e autenticação, os sistemas RFID podem ser usados para evitar intrusões não autorizadas. Eles são comuns em cartões de acesso, sistemas de alarme e até mesmo passaportes.

Prevenção de fraudes: Em setores como autenticação de produtos (por exemplo, para produtos farmacêuticos), os RFID podem ajudar a evitar a falsificação, garantindo a autenticidade dos produtos.

Gerenciamento de ativos: Empresas podem usar RFID para rastrear ativos, como equipamentos, veículos e ferramentas. Isso ajuda a evitar perdas e garante a manutenção adequada.

Controle de inventário: No varejo, o uso de RFID para controle de estoque ajuda a evitar erros de contagem, reduzir roubos e melhorar a eficiência das operações.

Como esse sistema funciona?

Etiqueta RFID (tag): Cada item que você deseja rastrear é equipado com uma etiqueta RFID. Essa etiqueta contém um microchip e uma antena. O microchip armazena informações específicas sobre o item.

Leitor RFID: Os leitores RFID são dispositivos que emitem sinais de radiofrequência. Eles também têm antenas para transmitir os sinais e receber respostas das etiquetas RFID. Os leitores são conectados a uma rede.

Energia sem fio: Quando um leitor emite um sinal de radiofrequência, a etiqueta RFID próxima recebe energia a partir desse sinal. Isso é chamado de "energia sem fio" e é o que permite que as etiquetas RFID funcionem sem uma fonte de energia interna.

Comunicação: Após receber energia do leitor, a etiqueta RFID responde emitindo um sinal que contém as informações armazenadas em seu microchip. O leitor capta esse sinal, decodifica as informações e envia os dados para um sistema de software.

Software e rede: Os dados coletados pelo leitor RFID são enviados para um sistema de software que os processa e os torna disponíveis para visualização e análise. Isso geralmente é feito por meio de uma rede de computadores.

Quais as vantagens de sua utilização? 

Rastreamento em tempo real: Os sistemas RFID permitem rastrear itens e ativos em tempo real, o que proporciona visibilidade e controle aprimorados sobre operações e logística.

Automatização de processos: RFID automatiza a coleta de dados, reduzindo a necessidade de entrada manual de informações. Isso economiza tempo e minimiza erros humanos.

Eficiência na gestão de estoque: A capacidade de monitorar o estoque em tempo real ajuda a evitar estoques excessivos ou insuficientes, reduzindo custos e melhorando a eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com