TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Industrial

Por:   •  23/6/2019  •  Artigo  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 7

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

RESUMO

A automação tem uma história positiva na evolução da tecnologia. No geral a automação é vista como um recurso para melhorar a produtividade e minimizar os custos, sendo a curto ou longo prazo. Este artigo tem como finalidade apresentar a evolução e o desenvolvimento da automação industrial no decorrer dos últimos anos, e como esse avanço foi importante para a sociedade. A metodologia aqui usada foi a bibliográfica, baseando-se em dados publicados em livros, jornais e material eletrônico. O resultado desse foi uma maior compreensão da história e da importância social que o processo de automação gerou, agregando maior conhecimento cientifico do assunto.

Palavras Chave: Automação. Industrial. Evolução.

ABSTRACT

Automation has a positive history in the evolution of technology. Overall automation is seen as a resource to improve productivity and minimize costs in the short or long term being. This article aims to present the evolution and development of industrial automation over the past years and how this development was important for society. The methodology used here was the literature, based on data published in books, journals and electronic material. The result of this was a greater understanding of the history and social importance of the automation process generated, adding more scientific knowledge of the subject.

Keywords: Automation. Industrial. Evoluction.

INTRODUÇÃO

Cada vez mais se investe em automação nos processos de fabricação. Nas áreas de engenharia as metas, principalmente de companhias de grande porte, é investir para redução de postos de trabalho, e aí que a automação entra, com equipamentos automatizados, reduzindo o trabalho braçal e substituindo por máquinas especializadas. No Brasil, assim como no resto do mundo, a automação ainda está em expansão e ainda há a carência de muitos profissionais qualificados, para manutenções e desenvolvimento de equipamentos.

1 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A automação industrial vem evoluindo desde a primeira revolução industrial em 1750, tendo em vista melhorar a qualidade dos produtos fabricados e atender o mercado mundial, visto que o nível de qualidade do mundo contemporâneo não admite as falhas que antes aceitaria com menor exigência.

Com a evolução da eletrônica e da informática foi possível transformar equipamentos que antes operavam de maneira analógica e imprecisa a trabalharem em forma digital, e o mesmo aconteceu com a evolução das câmeras, o que possibilitou o surgimento das câmeras digitais e com ela a possibilidade de torná-las um sensor de imagem inteligente (câmeras inteligentes), onde além de capturarem a imagem e digitalizá-la, são capazes de se comunicar com equipamentos emitindo sinais e tomarem decisões, tudo isso com tamanho, tempo e custo bem reduzidos. (CALDEIRA, 2007, p.01).

1.1 A expansão da automação industrial

No final da década de 1960 e início da de 1970, as fábricas automobilísticas não possuíam flexibilidade para mudanças constantes no processo de produção. Qualquer alteração no processo de fabricação dos automóveis, por menor que fosse, era trabalhosa e demorada. Portanto, para produzir um automóvel de cor ou modelo diferente, havia longa espera, uma vez que a produção era feita em grandes lotes. Nessa época, a tecnologia era a automação com lógica de contatos, utilizando painéis com relés eletromecânicos e muita fiação. (PAREDE; GOMES, 2011, p.09)

Desde a introdução dos computadores no séc. XX, o setor industrial está em constante crescimento, e todas as áreas e setores industriais são afetados de alguma forma pela revolução digital, sendo o principal setor, a automação industrial.

A automação industrial é um processo utilizado em muitas áreas, como a indústria têxtil, automobilística, de papel entre outras. A automação industrial é a redução da ação humana na relação homem-máquina. Trazendo melhores performances, custos mais baixos, produtividade mais alta e muito mais segurança. No Brasil, a automação industrial está em expansão, e necessita cada vez mais de qualificação de profissionais nesse setor.

1.2 Contadores digitais

Imagem 01: Contador Digital

Fonte: http://www.automacaoindustrial.info/wp-content/uploads/2014/07/west-control-solutions-controladores-e-indicadores-digitais-de-processo.jpg

Os contadores digitais são utilizados para determinar um fluxo, e são muito importantes para a automação industrial, seu progresso e performance nas etapas da produção abrangem diversos setores da indústria.

Muitos modelos de contadores são utilizados na indústria, assim como nas instalações de óleo e produtos químicos. Também são utilizados em dispositivos na área da saúde, para realizar diálise e fazer a contagem da energia elétrica.

1.2.1 Como eles funcionam

Os contadores têm funções básicas, como dar início numa máquina ou aparelho automaticamente usando sinais que podem ser programados e também utilizados para contagem, controle, e outras funções. Sendo assim um aparelho muito importante na automação industrial.

1.2.2 Empresas que usam

Podemos falar de algumas empresas na área da automação industrial, como a Veeder-Root, que faz parte do Grupo Danaher Corporation, e é uma das empresas responsáveis pelo crescimento da automação industrial no Brasil, tendo produtos desenvolvidos para diversos setores.

Entre os principais modelos de contadores industriais existem os Hubodômetros (Contadores Elétricos e Contadores Mecânicos), que são muito importantes para a indústria.

Graças a seus produtos de excelente desempenho, a Veeder-Root é líder no mercado com mais de 120 anos de experiência.

Quando o assunto é aplicação industrial, exige-se extrema dedicação e confiança. Manter a produção sem perder o desempenho é a essência de uma operação eficaz. Os contadores da são a base para muitas aplicações, assegurando que as máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com