TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Industrial Unip

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 13

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Exercício 6

Alternativa correta: E

O controle pode ser classificado em função da intervenção do operador como automático ou manual.Também, o controle pode ser classificado quanto ao tipo do processo controlado, como regulatório ou a servomecanismo. Quanto aos tipos de controle é correto afirmar:

(a) Controle manual é aquele que ocorre com nenhuma ou a mínima intervenção do operador. Controle manual pode ser considerado a forma mais simples de controle.

(b) O controle manual de malha aberta não pode garantir a saída desejada de um processo sujeito a variações de carga. A técnica usada para se obter o controle de um processo com variações frequentes de carga é a malha fechada com realimentação negativa (feedback). Este controle é chamado de proporcional, regulatório ou contínuo.

(c) No servomecanismo, as variáveis controladas são a posição, velocidade e aceleração; no controle de processo, as variáveis são temperatura, vazão, pressão e nível.

(d) O controle coordenado da posição, velocidade e aceleração de todos os graus de liberdade é conseguido por um microprocessador ou microcomputador. Um sensor de posição (potenciômetro, codificador óptico, detector ultra-sônico) monitora a posição de cada grau de liberdade e transmite esta informação a um circuito de interface.

(e) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta: Controlar um processo industrial é manter a variável controlada em uma destas três condições: sempre igual ao ponto de ajuste, próximo ao ponto de ajuste, oscilando constantemente em torno do ponto de ajuste. Todas as alternativas correspondem corretamente à função do controle manual, servomecanismo e microprocessador.

Exercício 7

Alternativa correta: E

O controle batelada envolve uma sequência temporizada e lógica de operações feitas sobre o material sendo processado são exemplos de operações executadas no processo batelada:

(a) Aquecimento em uma dada temperatura, durante determinado tempo;

(b) Adição de uma quantidade prescrita de um segundo ingrediente;

(c) Agitação durante um tempo determinado da mistura.

(d) Nenhuma das alternativas anteriores.

(e) Todas as alternativas anteriores.

Resposta: Os processos em bateladas são processos recarregáveis, uma determinada carga passa por um processo e ao fim é introduzida uma nova carga. As alternativas descrevem corretamente às sequências temporizadas e lógicas em determinado material, após o término lógico o material segue para outra etapa e o processo começa novamente.

Exercício 8

Alternativa E

 

Há uma falta de consistência na terminologia usada para descrever os vários atributos e características de novos transmissores e, portanto, no contexto são usadas as seguintes interpretações. É correto afirmar:

(a) Sensor: dispositivo que converte um parâmetro físico (por exemplo, pressão) em outro parâmetro (por exemplo, resistência elétrica);

(b) Sensor primário é o sensor que responde principalmente ao parâmetro físico a ser medido;

(c) Sensor secundário é o sensor montado adjacente ao primário para medir o parâmetro físico que afeta de modo indesejável a característica básica do sensor primário (por exemplo, os efeitos da temperatura na medição de pressão);

(d) Transmissor, um instrumento geralmente montado no campo, usado para sentir a variável do processo (e.g., temperatura) em um ponto onde ele está montado e para fornecer um sinal padrão (por exemplo 4 a 20 mA CC) que é uma função, geralmente linear, desta variável;

(e) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta: Todas as alternativas correspondem corretamente às definições encontradas em literaturas sobre o assunto.

Exercício 9

Qual a definição de automação industrial?

Resposta: Automação é o conceito de tornar automáticas atividades repetitivas com uso de sistemas e equipamentos que efetuam coleta de dados e atuem nos processos, resultando em maior velocidade nas operações, redução de erros, controle e fidelidade de informações. Na automação industrial são aplicadas técnicas, softwares, equipamentos específicos ou processos industriais, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia, melhor aproveitamento de matérias primas, menor emissão de resíduos, melhores condições de segurança, reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

Exercício 10

Qual a diferença de automação rígida e flexível?

Resposta: A automação rígida é um sistema em que a sequência do processo é fixada pela configuração do equipamento. É uma técnica altamente especializada, consequentemente com alto grau de automatismo, só se justifica para a produção de grandes séries, da ordem de dezenas de milhares de peças.  A automação rígida leva a atingir níveis de produtividade muito elevados, contudo sua versatilidade é nula. Na automação flexível, os sistemas podem ainda ser diferenciados por níveis, em função do número de operações básicas do processo produtivo que eles englobam, podendo ir de um sistema simples como uma célula flexível de manufatura, para montagem, usinagem, soldagem, pintura, inspeção, ensaios, etc..., indo até o sistema de produção automatizado e integrado por computador. O sistema é capaz de produzir várias combinações e sequências de produtos em vez de exigir que eles sejam feitos em lotes. A grande diferença é a finalidade que o sistema será utilizado, no caso de uma produção em massa sem variação será utilizada a automação rígida, se a produção ainda é relativamente alta, mas precisa de variações na produção sem necessidade de alteração de lote será utilizada a automação flexível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com