TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Industrial em 1980

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Automação industrial

Ao longo da década de 80, iniciou-se um seguimento produtor de equipamentos de automação industrial de base microeletrônica no Brasil. O desenvolvimento desse ramo deu-se pela reserva de mercado de informática nas indústrias, que vigorou na década de 80 e o ano de 1992. Como essa nova forma de produção surgiu várias empresas de automação industrial no Brasil, por consequência surgiram às concorrências internacionais. Esse novo ambiente gerou mudanças às indústrias, tanto na estrutura como nas práticas de capacitação das firmas.

A automação industrial deu- se inicio no século XVII, com a criação inglesa da máquina a vapor aumentando a criação de artigos manufaturados, e estas foram as décadas da revolução industrial. Nos anos seguintes foram criados dispositivos mecânicos chamados de relés, que em breve tomariam as fabricas. Em 1909, Henry Ford teve uma ideia que mudaria o pensamento da indústria contemporânea, propagando-se até os dias de hoje, Henry idealizou algo que chamaria de linha de montagem. A indústria da época foi revolucionada com a aplicação da ideia de Henry. No entanto a programação das maquinas era extremamente complexa, com a instalação de painéis e cabines de controle centenas destes dispositivos mecânicos, o que exigia grande interconectividade e muita energia.

Em 1968, a empresa BedFord foi contratada para desenvolver um dispositivo eletrônico que substituísse os relés, então assim criaram o primeiro Controlador Lógico Programável CLP’s (MODICON – Modular Digital Controller) assim tornando o sistema muito mais flexível econômico e eficiente.

Por tanto começa a implantação da informática na automação industrial, com a criação das CLP’s que por se só é uma miniatura de computador industrial que contem um hardware e um software que são utilizados para realizar a função de controles. Embora seu conceito de micro computador não refere a sua real função, tendo em vista que as CLP’s trabalham com mecanismo de entrada e saída conectadas fisicamente em interruptores e sensores. Sua linguagem em LADER, que é uma linguagem que mais se aproxima de um circuito elétrico baseado em relês, são armazenados na memoria da CLP em forma de operação. Com a evolução da informática, tem se implantado no controlador lógico varias outras forma de linguagem, que contribuem para ciclos de programas mais rápidos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com