TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICAS

Por:   •  26/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 5

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICAS

Lara Gabriela Nolasco Maciel, Liliana de Matos da Luz, Daiane Skupin da Silva

1Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação, Curso de Engenharia Química.

   Lilianamatos1@outlook.com                                                                                  

RESUMO

A calibração de vidrarias volumétricas pode ser definida como um conjunto de operações que estabelece a relação entre valores indicado por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. O desenvolvimento de um experimento requer o conhecimento do equipamento a ser utilizado como também, a boa manutenção, pois é um procedimento de extrema importância, o qual deve ser realizado periodicamente em vidrarias volumétricas. Tem como finalidade verificar se o volume indicado no determinado aparelho volumétrico corresponde ao volume real. Para que esse processo ocorresse, utilizou-se o balão volumétrico de 50 ml como o instrumento de calibração, o qual é caracterizado como um recipiente de precisão. Partiu-se do método de pesagem do balão seco e após, o balão com água destilada a uma dada temperatura. Posteriormente, calculou-se o volume real com a equação da densidade, assim analisou-se os possíveis erros relativos devido a alteração de fatores externos.

Palavras-chave: calibração, balão volumétrico, laboratório.

  1. INTRODUÇÃO

Para se realizar qualquer trabalho em um laboratório de química experimental, deve-se ter um conhecimento necessário das principais técnicas de manuseio de vidrarias e equipamentos empregados em qualquer trabalho de análise química. É importante o conhecimento de aferições e calibração de buretas, pipetas volumétricas, balões volumétricos e demais vidrarias elementares assim como conhecer métodos específicos para determinação de massa, leitura de volumes e tratamento de dados coletados.

A calibração de uma aparelhagem consiste na determinação da massa da água que uma certa vidraria contém. Sabendo-se a temperatura da água destilada e a sua massa específica, pode-se calcular o volume aferido nas condições dadas. É importante enfatizar a determinação da temperatura na calibração de uma aparelhagem, uma vez que a massa específica da água a ser utilizada nesse processo, apresenta valores distintos para temperaturas diferentes.

A calibração tem como finalidade verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo erro, reduzindo, de forma considerável, custos com desperdícios e retrabalhos. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar resultados não confiáveis. (BRAZ, 2007)

Tem como objetivo determinar o volume real de calibração de vidrarias elementares e compará-los com os volumes teóricos a precisão e exatidão. Pretende-se, para isso, conceber métodos de tratamento de dados experimentais assim como obter técnicas de manuseio e leitura de diversas aparelhagens.

 

  1. MATERIAL E MÉTODO

2.1 Materiais:

- Pipeta volumétrica

- Béquer

- Termômetro  

- Balão volumétrico

- Pisseta

- Água destilada

- Balança analítica

  1. Parte Experimental

Para efetuar a calibração de qualquer vidraria, deve-se inicialmente determinar a massa contida em suas capacidades. A prática consistia em pesar o instrumento vazio, limpo e seco, após, preenchia o mesmo com agua destilada até a marca conveniente e então, aferimos a massa de água e sua temperatura.

Para a calibração do balão volumétrico, utilizou-se um balão volumétrico com capacidade de 50 ml, um béquer e uma pipeta volumétrica.

Primeiramente, determinou-se a massa do balão seco. Após, preencheu-o até sua marca de aferição com água destilada e, com o auxílio da pipeta volumétrica, ajustou-se até a posição do menisco. Concluída essa etapa, determinou-se a massa do balão volumétrico com água na balança analítica. Esse procedimento repetiu-se três vezes.

Calculou-se a média da massa através da equação 1.

 (Equação 1)[pic 2]

Onde:

X – média

𝛴x – somatório de massas

n – número de massas (termos)

Para calcular o volume, utilizou-se a equação da densidade.

 (Equação 2)[pic 3]

Onde:

d – densidade

m – massa

v – volume

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após efetuar todas as calibrações necessárias encontramos os seguintes valores:

Massa Balão

Massa HO

m balão

26,3397 g

m 1

76,0619 g

49,7221 g

m 2

76,0626 g

49,7229 g

m 3

76,0454 g

49,8057 g

Com o auxílio da equação 1, calculou-se a média da massa da água.

m = 49,75023333 g

Utilizou-se a equação 2 para calcular o devido volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com