TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL E IMPERMEÁVEL

Por:   •  16/5/2019  •  Monografia  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO de ciencias exatas e tecnologia

UNip – Universidade Paulista

engenharia Civil

GERSON DO VALE JÚNIOR – ra: C0769i5 –5.

jOÃO VITOR LUCAS PENAFORTE – ra: C05523 –9.

COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTAÇÃO PERMEAVEL E IMPERMEAVEL.

brasília - DF

2018


GERSON DO VALE JÚNIOR – ra: C0769i5 –5.

jOÃO VITOR LUCAS PENAFORTE – ra: C05523 –9.

COMPARAÇÃO ENTRE PAVIMENTAÇÃO PERMEAVEL E IMPERMEAVEL.

TRABALHO INICIAL DE CONCLUSÃO DE CURSO, SUBMETIDO À BANCA EXAMINADORA DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARICA CIVIL, PARA AVALIAÇÃO.

Orientador:

brasília - DF

2018


SUMÁRIO

Sumário

1 Introdução4

1.1 Resumo histórico4

1.2 GENERALIDADES SOBRE O TEMA4

2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA6

2.1 OBJETIVO GERAL6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS6

2.3 HIPÓTESE6

3 JUSTIFICATIVA7

3.1 CONTRIBIÇOES DA PESQUISA EM NIVEL TEORICO7

3.2 CONTRIBUIÇOES DA PESQUISA EM NIVEL PRÁTICO7

4 CRONOGRAMA8

5 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA9

1 – INTRODUÇÃO

A grande impermeabilização das cidades é um problema presente por muito tempo, o ciclo da agua é afetado, tornando processos naturais como o escoamento muito mais intensos e até mesmo a falta de agua em locais em que ela seria necessária, por isso a pavimentação permeável é pauta cientifica antiga, porque é visível que o papel do atual sistema não consegue atingir todos os parâmetros necessários, principalmente quanto ao impacto ambiental.

A comparação entre dois tipos de pavimentação tem por objetivo mostrar em que caso será melhor utilizar determinado tipo, e ainda alertar em que caso algum risco pode estar presente, tendo em vista que diversos acidentes já ocorreram em detrimento de inundações e enxurradas muito fortes.

Alguns tipos de pavimentos impermeáveis já vêm sendo utilizados em calçadas e até mesmo para estacionamentos, no entanto eles se restringem a estes locais, o que não deveria ser a realidade, o sistema mais visto, comumente, é o bloco intertravados ou bloquetes, que mesmo sendo feito com concreto normal deixa um espaço vazio no encaixe das peças para que assim a agua consiga infiltrar.

Não deverá ser utilizado nenhum dos sistemas de pavimentação permeável como capitação de água tendo em vista que a capitação não pode ser substituída, ainda assim a permeabilidade do sistema viário ajuda a reduzir o escoamento superficial cuja constante é conhecida como coeficiente runoff. A realização desta diminuição do coeficiente de runoff não depende apenas da superfície do  pavimento, sendo assim necessário um sistema de camadas para que cada etapa da absorção ocorra de forma controlada ajudando a não ocorrer um excesso de água sendo escoado nos vazios do pavimento e atrapalhando o sentido real de utilização que é de evitar ao máximo o extravasamento de água corrente pela superfície do solo e de poluentes também (ALVA, G. M. S. 2000).

Alguns problemas da aplicação são possíveis quanto à adaptação do sistema rodoviário brasileiro que tende a optar por menos manutenção e também pelo preço de instalação dos pavimentos, tendo em vista que qualquer tipo de tecnologia nova sempre será mais cara por que o maquinário e mão de obra não estão adaptados a executar estes novos tipos de obras, no entanto benefícios ambientais devem sempre que possível serem aplicados, para que haja evolução em qualquer aspecto o período de adaptação normalmente é conturbado, mas no caso da pavimentação permeável o grande benefício é visível principalmente quando vemos as grandes metrópoles que passam por problemas de inundação ano após ano, São Paulo é um grande exemplo disto. O que deve ser feito é a utilização deste tipo de pavimento em ruas com movimento de carros de menor porte e em todas as calçadas e estacionamentos, deixando ainda com ruas impermeáveis as rodovias e aeroportos, porque comprovadamente os pisos permeáveis tem um problema quando veículos de grande porte frenam sobre eles (Ferguson, 2005).  

Portanto a comparação entre os preceitos permeáveis e impermeáveis de pavimentação só tem um caráter de extrema importância na decisão de quando utilizar cada e um e quando não utilizar, e lembrando é claro que o método com permeabilidade não substitui completamente o outro, sendo assim necessária a atuação de ambos juntos e ainda uma compatibilização quando tiver algum trecho de modificação de sistema.   .

2 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Como a comparação entre as pavimentações permeáveis e impermeáveis pode contribuir para uma melhor escolha, aplicação e uso no sistema de construção de estradas, calçadas e estacionamentos?

2.1 – OBJETIVO GERAL

Comparar as características de cada tipo de pavimentação, para destacar em que âmbito eles devem ser aplicados com melhores índices de trabalho.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Verificar se com a atual conjuntura político/econômica a utilização de uma nova tecnologia como essa seria possível.
  •  Comparar preços, resistências e manutenção de todos os tipos de pavimentação possíveis.
  • Mostrar o impacto ambiental na aplicação de cada um dos métodos de construção de pavimentos e de sua utilização.

2.3 – HIPÓTESE

A utilização de pavimentos permeáveis já foi a realidade na maior parte do território brasileiro, no entanto esse uso era devido à pavimentação asfáltica ainda não estar bem desenvolvida, com o desenvolvimento a utilização do asfalto preencheu quase que a totalidade das cidades, trazendo à tona um problema que é a inundação devido ao grande volume d’agua e a drenagem prejudicada pela impermeabilidade do solo, então a utilização planejada de solos e asfalto permeáveis tem o intuito de aumentar o coeficiente de permeabilidade das cidades diminuindo assim o grande quantidade de agua fluindo nas superfícies e fazendo com que o ambiente mesmo que alterado se comporte com as características aproximadas de um solo natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com