TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPETITIVIDADE ENTRE PACOTES DE SERVIÇOS NO SEGMENTO ALIMENTÍCIO

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

COMPETITIVIDADE ENTRE PACOTES DE SERVIÇOS NO SEGMENTO ALIMENTÍCIO

RESUMO

Na gestão de serviço cita-se a importância de acompanhar o pacote de serviços dentro das empresas que atuam com a atividade de prestação de serviço. O artigo apresentado realizará uma comparação de pacote de serviços entre dois tipos e tamanhos de estabelecimentos no ramo alimentício, levando em conta suas características individuais que devem ser consideradas na visão do cliente. A diferenciação será realizada com o intuito de verificar qual estabelecimento possui um pacote de serviços mais consistente e quais os fatores que influenciam para o melhor serviço possível, com a finalidade de se destacar entre os concorrentes já que o mercado alimentício é de fácil entrada, criando muitos concorrentes.

Palavras-chaves: Pacote de Serviço, Serviço e Estabelecimento.

1 INTRODUÇÃO

Serviços na atualidade possui uma importância fundamental na economia mundial, impactando diretamente no desenvolvimento socioeconômico de um país. Este segmento engloba diversas atividades, o setor prioriza a heterogeneidade e variedade, seja em termos das características de produto e processos ou do ponto de vista dos segmentos de mercado (REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA, 2006).

A divisão de serviços é distribuída em cinco estágios, sendo eles: Primário (Extrativo), Secundário (produção de bens), Terciário (serviços domésticos), Quaternário (negócios e comércios) e Quinário (aumento do potencial humano) (FITZSIMMONS, 2014).

Para Gianesi (2012), a importância de desenvolvimento de serviços na sociedade pode ser resumido em:

  • desejo ele melhor qualidade de vida; mais tempo de lazer;
  • a urbanização, tornando necessários alguns serviços (como segurança, por exemplo);
  • mudanças demográficas que aumentam a quantidade de crianças e/ou idosos, os quais consomem maior variedade de serviços;
  • mudanças socioeconômicas como o aumento da participação da mulher no trabalho remunerado e pressões sobre o tempo pessoal;
  • aumento da sofisticação dos consumidores, levando a necessidades mais amplas de serviços;
  • mudanças tecnológicas (como o avanço dos computadores e das telecomunicações) que tem aumentado a qualidade dos serviços, ou ainda criado serviços completamente novos.

        Neste artigo será apresentado um comparativo de pacote de serviços entre duas empresas do segmento alimentício, sendo o primeiro caso sobre uma pizzaria de pequeno porte, cuja as vendas consistem basicamente na região onde está localizada, sem franquias. O outro caso que será analisado, é sobre uma hamburgueria de nível global, com diversas franquias distribuídas pelo mundo, com alta receita anual e com uma boa imagem de sua marca no mercado.

2 PACOTES DE SERVIÇOS

       Pacote de serviços pode ser estabelecido por intermédio de diferentes atividades de serviços oferecidos para o insumo final. Essas atividades podem ser dividas em cinco particularidades, sendo elas: Instalações de Apoio, Bens Facilitadores, Informação, Serviços Explícitos e Serviços Implícitos (FITZSIMMONS, 2014).

       Uma empresa pode desenvolver essas particularidades individualmente, buscando o sucesso do seu Core Business, porém mantendo a sinergia entre os fatores, criando uma posição única e que gere valor para a empresa.

2.1 Estudo de Caso 1

       A primeira empresa a ser estuda trata-se de uma pizzaria de bairro, que os clientes são apenas das regiões próximas, como exemplo a pizzaria Vai de Pizza, localizada no bairro Vila Guarani, na zona sul de São Paulo, que possui uma estrutura que suporta aproximadamente quarenta clientes e não realiza entregas a domicilio. Para este estudo de caso o pacote de serviços do estabelecimento foi estipulado os seguintes fatores:

  • Instalação de Apoio: Possui apenas um estabelecimento para realizar o serviço oferecido;
  • Bens Facilitadores: Pizzas salgadas e doces, sucos, refrigerantes, copos, talheres, pratos, mesas e assentos;
  • Informação: Cardápio apenas físico informando os valores e variedades de produto, panfletos distribuídos pela região e promoções simples para atrair clientes em dias de baixa demanda;
  • Serviços Explícitos: suprir a necessidade da fome do cliente após o serviço prestado pelo estabelecimento;
  • Serviços Implícitos: praticidade e agilidade de entrega do produto e um preço acessível a todos os públicos.

2.2 Estudo de Caso 2

       A segunda empresa estudada refere-se a hamburguerias de niveis globais e de grande sucesso entre os clientes, que possuem uma boa imagem perante ao mercado alimentício, como por exemplo: The Fifties e Johnny Rockets, possuindo diversas franquias em muitos países. Seus estabelecimentos comportam uma alta demanda de pessoas diariamente, possuem muitos funcionários e busca atingir uma classe social média-alta.  

  • Instalação de Apoio: Diversas franquias localizadas em pontos estratégicos, ambiente climatizado, televisores no local, som ambiente e conexão com a internet;
  • Bens Facilitadores: Diversidade de lanches no cardápio, refrigerantes, sucos, milk-shake, bebidas alcoólicas, mesas de diferentes tamanhos, assentos estofados, talheres, copos, pratos, serviço de estacionamento, serviço de recepção e várias opções de sobremesas;
  • Informação: Cardápio online e no local, propaganda em canais de televisão e na internet e informação da localização mais próxima ao cliente através de aplicativos ou site de buscas;
  • Serviços Explícitos: Suprir a necessidade da fome do cliente após o serviço prestado pelo estabelecimento, boa qualidade do alimento e estabelecimento confortável;
  • Serviços Implícitos: Garantia na qualidade dos produtos utilizados para a preparação do alimento, status por frequentar um restaurante com uma melhor imagem, conforto e certeza de um bom atendimento, segurança e diferentes formas de pagamento.

2.3 Comparativo entre as empresas

       Ao comparar as instalações de apoio da pizzaria com a da hamburgueria, percebe-se que o número de estabelecimentos existentes ajuda na divulgação de sua marca, possuir uma maior infraestrutura possibilita a atração de mais clientes e consequentemente um maior lucro.

       A diferença dos bens facilitadores entre os estabelecimentos estudados tem como principal fator a variedade de produtos oferecidos no cardápio, a opção de um serviço de estacionamento, serviço de recepção ao chegar no local, instruindo caso exista espera para o atendimento e confortando o cliente ao chegar ao estabelecimento, causando uma boa impressão do restaurante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (302.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com