TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cadeira de Rodas

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Com a luta contemporânea contra a desigualdade, seja esta de qualquer natureza, a Tecnologia Assistiva vem como importante ferramenta de inclusão de indivíduos que necessitam de um meio assistivo para executar suas tarefas diárias. A engenharia como solucionadora de problemas e uma ferramenta importante de criação e criatividade tem o poder de auxiliar esses indivíduos e beneficiá-los com equipamentos capazes de suprir suas necessidades de forma sustentável. Com, muitas vezes a negativa da produção em massa de cadeira de rodas pelo INMETRO, surge a oportunidade de juntamente com a instituição de ensino Estácio de Sá, polo Belém do Pará, a produção de uma cadeira de rodas que seja eficiente e adequada perante as normas das entidades normatizadoras vigentes. Para isso foram analisados projetos padrões de linhas de produção para a realização de um modelo mais adequado possível e eficaz ainda que seja produzido com o uso de materiais reutilizados, para que o usuário se sinta confortável e seguro ao fazer uso do produto.

Palavras-Chave: Desenvolvimento de produtos. Cadeira de Rodas. Sustentabilidade. Tecnologia Assistiva.

Introdução

        A qualidade de produtos ofertados ao mercado de consumidores em uma situação de crise econômica é totalmente preocupante, ao passo que o comprador classifica como eficaz aquilo que está acima do poder de compra da grande maioria da população. Devido esse equívoco social, o grande desafio deste presente projeto é a produção de uma cadeira de rodas que seja funcional e com um custo baixo, ao passo que seus materiais sejam sustentáveis (reutilizados, em sua grande maioria).

        O presente trabalho é sobre a produção de uma cadeira de rodas feita a partir de materiais reutilizados, em sua maioria madeira retirada de palites.

        O objetivo disso é atender ao público que dispõe de um poder aquisitivo inferior ao de classe média.

Desenvolvimento

        O INMETRO testou oito marcas de cadeiras de rodas manuais com capacidade de peso de 75 kg a 100 kg. As oito marcas foram reprovadas. Estes testes estão descritos no Relatório sobre a Análise em Cadeiras de Rodas, Programa de Análise de Produtos do INMETRO, elaborado em junho de 2013.

        Deste modo, tornou-se vigente uma oportunidade para realizar o projeto de uma cadeira de rodas manual e simples (acionada manualmente e não desmontável) que esteja de acordo com as normas vigentes das entidades normatizadoras.


[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com