TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Camada de Ozônio

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

A camada de ozônio

A camada de ozônio esta situada na estratosfera, entre 15 km e 50 km de altitude, e é considerada o “escudo solar natural da terra”, filtrando os raios ultravioletas nocivos provenientes da luz solar.

O ozônio utiliza a energia da radiação nas reações químicas associadas aos processos de formação e destruição dele mesmo, de forma a atenuar essa radiação.

A radiação ultravioleta pode ser dividida em três tipos:

Tabela 1. Tipos de Radiação

Tipo de Radiação

Comprimento de onda (nm)

Observações

UVA

320 – 400

Não é absorvida pela camada de ozônio

UVB

280 – 320

A maior parte é absorvida pela camada de ozônio

UVC

< 280

Completamente absorvida pela camada de ozônio e pelo oxigênio

O oxigênio diatômico O2 filtra a maior parte das radiações com comprimentos de onda entre 120 e 200 nm, acima da estratosfera. A luz remanescente é ainda filtrada por ele e outros gases presentes no ar na estratosfera e o mesmo ocorre para comprimentos de onda menores que 120 nm.

O ozônio filtra a luz ultravioleta na faixa entre 220 nm e 320 nm, de forma que praticamente todo o UVC e UVB são absorvidos. Nenhum componente absorve significamente o UVA, que está na faixa entre 320-400nm, atingindo então a superfície da terra.

Processo de formação

Os raios UV provocam a separação de dois atomos de oxigênio, de acordo com a reação a seguir:

O2 + h → 2 O

onde h é a energia correspondente à radiação ultravioleta , que está associada as ondas eletromagnéticas com comprimento de onda menor que 200 nm.

O oxigênio atômico reage então com o O2, formando então o ozônio O3. Essa reação geralmente ocorre com a presença de uma molécula associada ao ozônio, aqui representada por M. Ela pode ser N2, O2, H2O ou outros gases nitrogenados, e é necessária para retirar a energia térmica gerada na colisão entre oxigênio atômico e o O2, mantendo o balanço energético.

O + O2 + M → O3 + M

Destruição Natural do Ozônio

Ao mesmo tempo que ocorre a formação do ozônio, ocorre também a destruição do ozônio, dependendo da quantidade de energia associada à radiação ultravioleta, de acordo com as reações a seguir:

O3 + h → O2 + O

O3 + O → 2 O2

sendo h a energia associada às ondas eletromagnéticas com comprimendo de onda entre 200 nm e 300 nm.

É importante notar que as reações de formação e destruição do ozônio estão em equilíbrio na atmosfera, ou seja, elas estão ocorrendo ao mesmo tempo, mantendo estável a camada de ozônio na teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com