TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Captação e reutilização da água da chuva na Faculdade Pitágoras

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1. Introdução .................................................................... 1

2. O Problema da Pesquisa.............................................. 2

3. Os Objetivo do Projeto.................................................. 2

3.1. Objetivo Geral ........................................................... 2

3.2. Objetivo específicos .................................................. 2

4.Justificativa ................................................................... 2,3

5. Referencial Teórico ..................................................... 3

6.Metodologia da Pesquisa ............................................. 4,5

7.Apresentação dos resultados........................................ 6

8.Discusão do Questionário....................................... 6,7,8,9

9. Considerações Finais................................................ 10

10.Bibliografia ..................................................................10

1.INTRODUÇÃO

A água é um elemento e fonte essencial à vida e ao desenvolvimento da humanidade. Tem uma relevante importância, considerando-se não apenas o fato de que é fundamental à sobrevivência da espécie humana, no atendimento às necessidades de água potável de uma demanda populacional, mas também, é primordial para o progresso da civilização, uma vez que é utilizada em diversas atividades para seu desenvolvimento.

A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos pólos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aqüíferos.

Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.

Segundo a Academia Nacional de ciências dos Estados Unidos, o Brasil é o quarto país que mais gasta água para produzir bens de consumo.  Em relação à pegada hídrica individual, os brasileiros ocupam hoje a 21ª posição, com gasto médio diário de 5,5 mil litros por dia (número ainda é acima da média internacional, de 3,8 mil litros).

Uma alternativa para a solução deste problema é a coleta da água de superfície além de proteger o meio ambiente, economizar energia, reduz investimentos em infra-estrutura e proporciona melhoria dos processos construtivos. O uso eficiente da água representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.

Uma forma de economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso deve-se construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis"

O estudo de pesquisa e levantamento na Faculdade Pitágoras de Feira de Santana apresentado neste trabalho ilustra o aproveitamento de água de chuva de cobertura para fins não potáveis de próprios da educação, demonstrando que além de ser ecologicamente correto, o sistema pode ainda ser muito interessante economicamente. Onde há um aproveitamento significativo diante ao abastecimento, o investimento se torna financeiramente viável.

O cálculo da quantidade de água a ser coletada na Faculdade deve levar em consideração o volume de chuva anual na região de Feira de Santana, a superfície de cobertura por onde a água será coletada, a quantidade de água a ser coletada e a demanda do local.

Passa-se então ao questionamento da eficiência e à busca de alternativas para potencializá-lo. As diretrizes apresentadas trazem subsídios para novos programas de aproveitamento de água de chuva com atuação para o Prédio novo da Faculdade, além de outros parâmetros a serem considerados em futuros projetos.

2.O PROBLEMA DA PESQUISA

Quais os benefícios que a captação e reutilização da água da chuva pode trazer para a Faculdade Pitágoras?

3.OS OBJETIVOS DA PESQUISA

3.1.O OBJETIVO GERAL

O objetivo principal desta pesquisa é propor um conjunto de informações, levantamento e diretrizes que contribuem e auxiliem o planejamento, a implantação e gerenciamento das atividades voltada ao aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis, para poder criar um compromisso de sustentabilidade e inovação junto a Faculdade Pitágoras.

3.2 OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

incentivar a faculdade a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;

fazer com que a faculdade tenha um sistema de Aproveitamento da Água de Chuva;

minimizar o gasto com a água da embasa e tornar a faculdade um exemplo de sustentabilidade para a sociedade;

usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;

usar a água para lavagens de pisos e nas descargas no vaso sanitário.

4.JUSTIFICATIVA

A reutilização de água é uma prática que está crescendo a cada dia, e novas atitudes estão sendo incorporadas no mundo, independente do motivo, que pode ser econômico, social ou ambiental, reutilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com