TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta do Chefe Indígena Seattle (1854)

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 1

Façam a leitura do texto "A Carta do Chefe Indígena Seattle (1854)", e tentem delinear a fronteira do interesse econômico e da preservação do meio ambiente, tendo em vista que o engenheiro de segurança do trabalho terá de garantir o processo de produção salubre e a preservação do meio ambiente. O que eu quero é uma reflexão sobre a dicotomia desenvolvimento econômica e a preservação do meio ambiente. Obs: Não é envio de arquivo.

O Chefe Indígena Seattle foi um visionário, em 1854 quando mencionou em sua carta que: “O que ocorre com a Terra recairá sobre os filhos da Terra”, o indígena foi muito além dos homens brancos de sua época e enxergou que caso o homem branco não mudasse sua abordagem e as formas de utilização dos recursos naturais a saúde e a vida das próximas gerações estariam comprometidas.   Hoje, um terço dos habitantes da Terra não tem acesso à água limpa e com o crescimento populacional esse número tende a crescer. Isso, sem falar dos efeitos danosos e irreversíveis causados ao meio ambiente pela ação irresponsável dos homens. Infelizmente, a qualidade de vida em nosso planeta tende a cair.

Devido a essa forte degradação do meio ambiente e seus recursos naturais, toda sociedade se volta agora ao tema “sustentabilidade”. No cenário atual a palavra sustentabilidade recebe o mesmo grau de importância de palavras como progresso e desenvolvimento. De fato, se continuarmos a explorar os recursos naturais ainda existentes da forma irresponsável como antes, a vida em nosso planeta correrá sérios riscos.

Como cidadão brasileiro, temos o dever e a obrigação de cumprir e fazer cumprir nossa constituição Federal e esta, em seu artigo 225 diz que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida”, dessa forma, não somente o Poder Público , mas todos nós, somos responsáveis em defender e preservar o meio ambiente.

Como Engenheiros de Segurança do Trabalho devemos atuar de forma a promover o crescimento econômico apoiado no desenvolvimento sustentável. Somos responsáveis não somente pela vida e saúde do trabalhador, mas, também pela vida e saúde dos agentes indiretos (comunidades vizinhas ao local onde são exercidas as atividades laborais). Portanto, devemos utilizar todas as ferramentas (Programas de prevenção, controle, laudos e registros para liberação e acompanhamento de atividades) necessárias para a preservação da vida, saúde e meio ambiente do trabalho. Reforço ainda nosso elevado grau de responsabilidade ao citar o artigo 7º da Constituição Federal que nos diz: “Todo cidadão tem o direito de possuir um trabalho digno ou decente, ou seja, que corresponda às condições mínimas de higiene, de saúde e de segurança, até porque a redução dos riscos inerentes ao trabalho também configura direito social constitucionalmente atribuído à classe trabalhadora (CF/1988, art. 7o, XXII).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com