TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chave de Partida Sequencial ou Cascata

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Janaina Junkes

Acionamentos Industriais

Chave de Partida Sequencial ou Cascata

Aplicação

        As chaves de partida sequencial permitem ligar motores um depois do outro em um certo intervalo de tempo. Esse tipo de chave é utilizado em de ventilação e exaustão, esteiras, correias transportadoras.

Vantagens e Desvantagens

        A vantagem de utilizar esse tipo de chave é diminuição do pico de corrente no acionamento, pois, quando é ligado o primeiro motor há tempo suficiente par atingir a rotação e a corrente nominal, até ocorrer o acionamento do próximo motor. Desta forma, também se evita a sobrecarga na rede de alimentação. A desvantagem é o custo mais elevado e maior manutenção, pois utiliza-se mais componentes.

Diagramas de Força, Comando e Sinalização

[pic 2]

Figura 1 - Partida sequencial de 4 motores

[pic 3]

Figura 2 - Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M1

[pic 4]

Figura 3 - Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M2

[pic 5]

Figura 4 - Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M3

[pic 6]

Figura 5 - Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M1, M2 e M3

Funcionamento

Partida sequencial de 4 motores

Quando pressionado o botão “S1”, a bobina do “K1” é energizada, desta forma irá fechar o contato NA de “K1”, formando um selo, e a bobina de “KT1” é energizada, começando a contagem que está regulada para 10 segundos. Os contatos de potência de “K1” comutam assim que sua bobina foi energizada, ligando “M1”. Após os 10 segundos passarem, o contato NA de “KT1” fecha, energizando então “K2” e “KT2”, ligando “M2” e iniciando a contagem regulada em “KT2”, que é de 10 segundos. Após os 10 segundos de “KT2” passarem, seu contato NA fecha, energizando “K3” e “KT3”, ligando “M3” e iniciando a contagem regulada em “KT3”, que é de 10 segundos. Após os 10 segundos de “KT3” passarem, seu contato NA fecha, energizando “K4”, e então ligando “M4”.

        Como “F1”, os contatos NA de “Q1”, “Q2”, “Q3”, “Q4” e o botão “S0” estão todos em série com o circuito de comando, caso “F1” queime, qualquer um dos disjuntores desarme, ou o botão “S0” seja pressionado, todos os contatores e temporizadores são desenergizados, desligando os motores.

Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M1

        Quando pressionado o botão “S1”, a bobina do contator “K1” é energizada, fechando o contato NA de “K1”, formando um selo, e a bobina de “KT1” é energizada, começando a contagem que está regulada para 5 segundos. Os contatos de potência de “K1” comutam assim que sua bobina foi energizada, ligando “M1”. Após os 5 segundos passarem, “KT1” fecha seu contato NA, energizando “K2”, que liga “M2” e fecha seu contato NA, formando um selo. Também é energizado “KT2”, que inicia sua contagem regulada em 5 segundos. Após os 5 segundos de “KT2” passarem, este fecha seu contato NA, energizando “K3”, que liga “M3” e fecha seu contato NA, formando um selo. Também é energizado “KT3”, que inicia sua contagem regulada em 3 segundos. Após os 3 segundos de “KT3” passarem, este abre seu contato NF que está em série com a bobina de “K1”, desligando “M1”. Os demais motores ficam ligados devido a seus selos.        

        Como “F1”, os contatos NA de “Q1”, “Q2”, “Q3” e o botão “S0” estão todos em série com o circuito de comando, caso “F1” queime, qualquer um dos disjuntores desarme, ou o botão “S0” seja pressionado, todos os contatores e temporizadores são desenergizados, desligando os motores.

Partida sequencial de 3 motores com desligamento de M2

        Ao pressionar o botão “S1”, a bobina do contator “K1” é energizada, fechando o contato NA de “K1”, formando um selo, e a bobina de “KT1” é energizada, começando a contagem que está regulada para 5 segundos. Os contatos de potência de “K1” comutam assim que sua bobina foi energizada, ligando “M1”. Após os 5 segundos passarem, “KT1” fecha seu contato NA, energizando “K2”, que liga “M2” e fecha seu contato NA, formando um selo. Também é energizado “KT2”, que inicia sua contagem regulada em 5 segundos. Após os 5 segundos de “KT2” passarem, este fecha seu contato NA, energizando “K3”, que liga “M3” e fecha seu contato NA, formando um selo. Também é energizado “KT3”, que inicia sua contagem regulada em 3 segundos. Após os 3 segundos de “KT3” passarem, este abre seu contato NF que está em série com a bobina de “K2”, desligando “M2”. Os demais motores ficam ligados devido a seus selos.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (443.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com