TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência dos Materiais

Por:   •  13/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

CM: Investigação das relações entre composição e propriedades dos materiais. Eng. Dos mat: Projetar, desenvolver ou aperfeiçoar técnicas de processamento de materiais, com base nas relações, composição, estrutura e propriedade. Desenvolver formas de produção de materiais socialmente desejáveis e custos aceitáveis. Objetivos: Desen/to de> Materiais já conhecido, visando novas aplicações ou melhorias de desempenho. Novos materiais p/ aplicações já conhecidas .P/ novas aplicações Composição: Natureza química dos materiais. Estrutura: Associada ao arranjo dos componentes do material estudado. Propriedade: Tipo de intensidade de resposta a um estímulo que é imposto em material Principais: Mecânica, Térmica, Ótica, Elétrica, Magnética, Química, Degradação(Corrosão) Processamento: Conjunto de técnicas para obtenção de material com formas e propriedades específicas. Desempenho: Respostas dos materiais a um estimulo externo, presente nas condições reais de utilização. Classificação dos Materiais: Metálicos/Cerâmicos/Poliméricos e Compostos Metais: Composição: Combinação de elementos metálicos; Gde nº de elétrons livres. Propriedades Gerais: Resistência mecânica moderada a alta/Moderada Plasticidade/Opacos/Bons condutores térmicos Cerâmica: Compo: Combinação de elementos metálicos e não metálicos. Tipos de Ligação: Iônica Covalente. Tipo de material: Cerâmicas tradicionais e de alto desempenho; Vidros; Cimentos.Propriedades:Isolante térmico/Refratário/Corpos duros e frágeis Polímeros: Composto orgânico; carbono, Hidrogênio e o²;Composto de massas moleculares. Tipos: Termoplástico(funde, Sacola, PET) Termorígido(não funde, Banguelite, Suporta Temp) Elastômero(Elástico). Propriedades: Baixa densidade; Flexibilidade e facilidade de conformação/Tenacidade(Absorção de energia)/Pouco resistente a altas temperaturas Compósitos: Fibra de vidro, carbono, união de 2 ou mais materiais, tetraedro.

Propriedades Mec. Dos Metais(determinado através de ensaios mecânicos, corpos de provas): Define comport. Do material. 1-resistência a tração 2-Fluência(vida útil) 3-Elasticidade 4-Fadiga 5-Ductividade(torção) 6-Dureza(comparar um material c/ outro p/ ver qual é + resistente). Tipos de tensões q uma estrutura está sujeita:Tração, Compressão, torção, Cisalhamento. Testes mais comuns nos materiais: RESISTÊNCIA: Tração, compressão, torção, choque, desgaste, fadiga e Dureza. Deformação Elástica: Reversível; desaparece qnd a tensão é removida; proporcional a tensão aplicada. Def. Plástica: Provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade; É irreversível ocorre o deslocamento dos átomos e não desaparece qdo a tensão é removida. Força de compressão, cisalhamento e torção tbm são observadas. Fenômeno de escoamento: Mat. Dúctil(Flexível, Moldável)

Dureza: Medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. VT: Fácil execução e barato; Rapidez na execução; Ensaio pode ser considerado ñ destrutivo. Brinell: Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço onde carboneto de tungstênio de diâmetro D sobre uma superfície polida carga F, tempo T HB=2F/(piD(D-vD2-d2); Rockwell(HR): Mais utilizado, elimina tempo de medição, fácil execução, realizado em CDP, determinado pela ≠ na profundidade de penetração seguida de uma pré carga. Vickers(HV): Penetração de uma pirâmide de base quadrada com um ângulo entre as faces opostas de 136º feita de diamante. Regiões pequenas e selecionadas do CDP. Microscópio. Dureza Knoop(HV): Cargas menores q 1Kgf(Microdureza). Fratura dúctil: Extensa deformação plástica e trinca, lenta. Frágil: Trincas se espalham de maneira rápida e pouca deformação. Repentina (teste de impacto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com