TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência dos Materiais

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]Acadêmico(s): Eduardo Buske

RA(s): 0240774

Disciplina: Ciência dos materiais

Data: 30/11/2017

[pic 3]

  1. Assista ao file “O Núcleo” (“The Core” – 2003) e liste 10 (dez) problemas conceituais relacionados à estrutura dos materiais e Ciência dos Materiais apresentados no filme. Explique detalhadamente o motivo dos erros apresentados.

[pic 4]

  • Ondas de som -  As ondas de som como citado no filme não perdem sua frequência ao passarem por materiais mais densos, porque o som é uma onda mecânica e se propaga muito melhor nesse meio, na verdade a onda ganha frequência quando passa por esses materiais.
  • O manto terrestre – No filme é mencionado que o manto a 1100km de profundidade tem uma temperatura de 2700ºC, mas as temperaturas máximas que são atingidas pelo manto chegam até 2000º, e que os cristais contidos nesse espaço estão envoltos por uma capa de cobalto, porém o cobalto não resistiria a essa temperatura, em função de seu ponto de ebulição ser de 1494ºC, nessa região tudo se dissolveria.
  • Trajes de proteção – É citado no filme quando eles saem da nave que os trajes suportam a pressão que existe no manto a 1100km da superfície da terra, porém não existe nenhum traje capaz de suportar a pressão que teria no manto, pois chega a ser até 1 milhão e meia de vezes maior do que a da atmosfera.  
  • Diamantes – No manto é mencionado que foi encontrado diamantes, porém apesar de não ter um ponto de fusão certo, o diamante sendo submetido a tamanha pressão, precisaria de cerca de 850ºC a 1000º para derreter, e o manto possui uma temperatura muito mais elevada de até 2000º.
  • O material citado no filme chamado de inobitênio é algo puramente fictício e além de não existir a matriz supostamente formada por esse material não resistiria a alta elevação da temperatura e nem seria possível conseguir o material para fabricar a nave.
  • Laser sônico: Foi construído uma espécie de laser no filme que supostamente seria capaz de perfurar a crosta terrestre e assim conseguir alcançar o núcleo da terra, porém o mesmo não teria como ter esse efeito sendo submetido a enorme elevação térmica e de velocidade, por isso de acordo com a estrutura dos materiais, o que estava suportando o laser se fundiria junto com o laser e assim não seria possível ocorrer essa situação.
  • Bombas nucleares no núcleo: Bombas nucleares foram lançadas no núcleo externo da terra para fazer o núcleo interno retomar o seu giro normalmente, portanto além de não ser possível coloca-las nesse meio por razões térmicas, o impacto da explosão proporcionada iria desestabilizar o núcleo e não o fazer girar, e além disso os cronômetros das bombas são digitais, mas naquela profundidade e sem o campo magnético eles não funcionariam.  
  • Centro da terra: No filme quando eles estão no manto, eles descem da nave para retirar um cristal e assim poder continuar a viagem, porém no centro da terra não existe gravidade, se assemelharia com a Lua e por isso essa parte é um equívoco pois aparecem andando normalmente sem qualquer mudança em função da falta de gravidade.
  • Núcleo para de girar: É mostrado no filme que o núcleo da terra parou de girar, porém se caso isso fosse verdade, na superfície da Terra deveria ocorrer um enorme choque sísmico, que iria fazer com que todas as construções desabassem e as pessoas seguindo a lei da inércia continuariam sua trajetória sendo arremessadas (sairiam voando).
  • Reativar o núcleo: Se o núcleo da Terra parasse sua trajetória, seguindo a temática do filme deveria ser reativado com bombas nucleares, portanto além de ser algo impossível de acordo com a propriedade térmica dos materiais que nos impede de conseguir realizar este feito, se eventualmente ele parasse, o tempo que levaria para se resfriar ao ponto de ser seguro descer para reativá-lo, os desastres provocados pelo mesmo já teriam destruído tudo que existe no planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com