TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Civil

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

Para esta segunda etapa da disciplina Introdução à Engenharia Civil, o aluno deverá responder às perguntas a seguir. O resultado dessa atividade servirá como uma direção ao aluno, preparando-o para a segunda prova da disciplina.

  1. De que se trata a locação da obra. Qual a sua importância?

Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno em que será realizada a obra. Nesta etapa define-se o local exato onde será construída a edificação dentro do terreno e a marcação da fundação.

  1. Como pode ser feita o gabarito da obra para locação?

Os cavaletes são constituídos por duas pernas de madeira cravadas no solo e uma travessa pregada sobre elas. Nos cavaletes, previamente alinhados conforme o projeto, são esticadas linhas para determinar o alinhamento de fundações e, em seguida, inicia-se a abertura das valas.

  1. Quais os tipos de escavações em obras?

Escavação manual e mecânica.

  1. Nas instalações provisórias, quais as preocupações iniciais o engenheiro civil deve estar atento?

O melhor partido para a entrada e saída de materiais, equipamentos e de mão de obra;

Altura e largura dos portões, indicando o sentido de fluxo, quanto às circulações para agregados, mercadorias embaladas, visitantes, trabalhadores, fiscalização;

Devem ser definidas também as áreas de manobra e a necessidade de guaritas para os controles cadastrais e físicos.

  1. Qual a função do tapume em um canteiro de obra?

Um tapume tem como função primaria delimitar a área de trabalho, onde também fica o canteiro de obras. Entretanto, este material quase sempre será descartado ao final de seu uso, significando despesas sem completo retorno.

  1. Levando em consideração a Lei Municipal nº 1.398/1987, de Ponte Nova/MG, quais as exigências para o tapume?

Art. 11. Aprovado o projeto e expedido o alvará de construção, a execução da obra deverá ser concluída dentro de 1 ano, viável a revalidação.

Art. 12. Será obrigatória a colocação de tapume, sempre que se executarem obras de construção, reforma ou demolição, no alinhamento da via.

§ 2º Os tapumes deverão ter altura mínima de 2 metros, e poderão avançar até a metade do passeio, quando não prejudicar a segurança do pedestre.

§ 3° Nas edificações, a partir do primeiro andar, será obrigatória a colocação de proteção para a via pública e laterais.

Art. 13. Não será permitida, em hipótese alguma, a ocupação da via publica com material de construção, salvo na parte interior limitada pelo tapume.

Parágrafo único. Não se considera ocupação da via pública o tempo suficiente para retirar o material de construção necessário à obra.

  1. Apresente os tipos de tapumes mais comuns em canteiros de obra e suas características.

Tapume OSB: o OSB é uma sigla para Oriented Strand Board, que pode ser traduzido para Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Trata-se de uma placa de madeira com tiras dispostas sempre na mesma direção. Este tipo de tapume é sustentável e reciclável.

Tapume compensado: o compensado, por sua vez, é produzido a partir de lâminas de madeira que são prensadas em alta pressão e temperatura, e apresenta qualidade inferior às placas de OBS.

Tapume metálico: é produzido a partir de telhas de aço galvanizado, um material anticorrosivo e com alta durabilidade, oferecem maior durabilidade às intempéries.

Tapume ecológico: produzido com materiais recicláveis, possui longa vida útil, é reutilizável, não corrosivos e mais resistente que as outras opções.

Tela tapume plástica: as telas tapumes são telas fabricadas com polipropileno virgem e com alta pigmentação, que proporciona melhor visualização.

Tela tapume tecida: é produzida por polietileno de alta densidade 100% monofilado, o que proporciona uma maior resistência da tela em relação às telas de tapume comum.

  1. O que são consideradas áreas de vivência em um canteiro de obra?

Instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, ambulatório e área de lazer.

  1. Quais as exigências mínimas para o uso de um container destinado a alojamento?

É necessário que possuam uma ventilação natural de no mínimo 15% da área do piso, composta de pelo menos duas aberturas, preferencialmente cruzadas e que permitam circulação eficaz de ar no ambiente, garantindo condições de conforto térmico, além de um pé direito mínimo de 2,40 m.

  1. Quais as exigências mínimas para o uso de alojamento de madeira?

O alojamento deve ter área mínima de 3,00 m² por trabalhador alojado. Para cada modulo, deve existir circulação, cama e um armário, podendo ter duas camas na vertical. Também é obrigatória água potável, filtrada, junto ao alojamento.

  1. Chaparia e apontadoria são destinadas a quê no canteiro de obra?

Local de aferição de ponto para controle de entrada e saída dos diversos profissionais prestadores de serviço, sejam estes vinculados à empresa principal ou atuem em atividades complementares, deverá ser posicionado junto aos acessos à obra e perto do escritório, visando à guarda da documentação e ao mapeamento do fluxo de operários e colaboradores do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com