TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Civil

Por:   •  16/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

Gustavo Lima

Engenheiro Responsável pelo Projeto Estrutural

15/06/2023

Justificativa das hipóteses de carregamentos para o projeto estrutural do edifício residencial de 15 andares.

Prezados colegas de equipe,

Com base nas diretrizes do projeto estrutural do edifício residencial de 15 andares, elaboramos este documento para justificar as hipóteses adotadas em relação aos carregamentos que atuarão sobre a estrutura, além do peso próprio.

1) Tipos de carregamentos atuantes, ação sobre a estrutura e proveniência:

A) Carga Permanente:

   - Ação sobre a estrutura: A carga permanente refere-se ao peso próprio dos elementos estruturais, revestimentos, instalações fixas e móveis incorporados ao edifício.

   - Proveniência: O peso próprio é calculado com base nas dimensões, densidades e materiais utilizados nos elementos construtivos. As cargas para revestimentos e instalações são obtidas por meio de referências normativas e informações fornecidas pelos fabricantes.

B) Carga Viva:

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

 - Ação sobre a estrutura: A carga viva corresponde às cargas móveis, como pessoas, mobiliário, equipamentos e quaisquer outros elementos variáveis presentes no edifício.

- Proveniência: As cargas vivas são estimadas com base em normas específicas, considerando a utilização prevista para cada ambiente e a população estimada. Para áreas residenciais, a ABNT NBR 6120:2019 - "Cargas para o cálculo de estruturas de edificações" é uma referência apropriada.

C) Cargas de vento:

   - Ação sobre a estrutura: As cargas de vento exercem esforços laterais na estrutura, resultantes da ação do vento em diferentes direções e intensidades.

   - Proveniência: A ABNT NBR 6123:1988 - "Forças devidas ao vento em edificações" é a norma brasileira que estabelece critérios para o cálculo das cargas de vento, considerando a localização geográfica, altura do edifício e outras características relevantes.

D) Cargas sísmicas (se aplicável):

   - Ação sobre a estrutura: As cargas sísmicas são decorrentes de movimentos sísmicos e podem exercer esforços horizontais e verticais na estrutura.

   - Proveniência: Caso o edifício esteja localizado em uma região sísmica, a ABNT NBR 15421:2006 - "Projeto de estruturas para edificações em regiões sismicas" deve ser consultada para determinar as cargas sísmicas a serem consideradas.

2) Principais variáveis que influenciam nos carregamentos:

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

A) Uso do edifício: O tipo de utilização do edifício influencia diretamente as cargas vivas consideradas. Por exemplo, cargas mais elevadas podem ser esperadas em áreas de uso público, como saguões, corredores, academias etc.

B) Localização geográfica: A região geográfica em que o edifício está situado tem impacto nas cargas de vento e sísmicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com