TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção civil as construtoras necessitam, na grande maioria dos projetos

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 14

1 - PROBLEMA

Quais os problemas encontrados na produção e lançamento do concreto usinado, através da utilização das ferramentas do controle estatístico de processos?

2 – HIPOTESE

Na construção civil as construtoras necessitam, na grande maioria dos projetos, de concreto para execução das estruturas, e quase sempre existe a necessidade de se contratar uma empresa especializada para este fornecimento. Contudo a obtenção de um concreto de qualidade requer uma série de cuidados no processo de produção, transporte, lançamento/adensamento e cura. Durante estes processos podem ser identificadas através do diagrama de Ishikawa as causas que geram as ocorrências (não conformidades). Erros no processamento são os mais comuns, como: mistura dos agregados; cimento, água e aditivos fora da especificação; falta de controle sobre a qualidade dos materiais; falta de inspeção para o recolhimento de entulhos; quantidade de água acima do especificado para o traço; tempo de concretagem acima do previsto, etc..

No momento de transporte e lançamento do concreto pode ser identificado posicionamento eqivocado do caminhão betoneira, entupimento de tubulação, falta de trabalhabilidade do concreto, falta de limpeza das formas, quantidade de vazios incorporados no concreto, vibração excessiva, etc...

3 - JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se devido à preocupação com o processo de produção do concreto usinado que será o ponto chave para execução da obra. Na construção civil deve-se ter um controle rigoroso das atividades, principalmente as que são desenvolvidas por empresas terceirizadas. Apesar da empresa fazer a contração de um laboratório o qual realiza ensaios para teste de resistência do concreto, é importante identificar alguns erros que são cometidos durante a execução da produção do concreto e que podem ser resolvidos imediatamente sem que estes possam trazer prejuízos para a empresa. A utilização do controle estatístico de processos tende a buscar as causas que levam esses problemas acontecerem, pois através de gráficos podemos observar quais os erros que mais acontecem e os que acumulam mais desperdícios.

4 - OBJETIVO GERAL

Identificar os principais problemas ocasionados durante a produção e lançamento do concreto utilizando a ferramenta de controle estatístico de processos.

4.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Descrever o processo de produção adotado pela empresa responsável pelo fornecimento do concreto, assim como as características do concreto no estado fresco.

Demonstrar quais as ferramentas de controle estatístico de processos que identificam as causas das variações do processo.

5 - METODOLOGIA

Metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica em livros e artigos relacionados a área de a execução das atividades envolvidas, buscando fazer uma análise concisa do processo produtivo deste produto. Além de fazer um estudo de caso em uma construtora responsável pela execução de obra, sendo que esse processo será demonstrado através de fotografias e preenchimento de relatórios sobre os procedimentos adotados.

        

6 - REFERENCIAL TEORICO

CAPITULO I

1 – PROCESSO PRODUÇÃO DO CONCRETO DOSADO EM CENTRAL.

A produção do concreto se dá através da mistura de agregados que juntos contribuem para diferentes propriedades mecânicas do material. E para que esse procedimento seja feito corretamente foram estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) critérios para a fabricação do concreto e como este deve ser manipulado e seu tempo de utilização até iniciar o processo de cura do mesmo.

Concreto dosado, misturado em equipamento estacionário ou em caminhão betoneira, transportado por caminhão betoneira ou outro tipo de equipamento, dotado ou não de agitação, para a entrega antes do inicio de pega do concreto, em local e tempo determinados, para que se processem as operações subsequentes à entrega, necessárias a obtenção de um concreto endurecido com as propriedades pretendidas. (NBR 7212, 1984, pg. 01)

De acordo com Andolfato (2002) os materiais que formam o concreto são: cimento, água, agregado graúdo (brita ou cascalho) e agregado miúdo (areia). Os agregados são normalmente classificados por origem, tamanho, forma e textura. O material aglomerante normalmente usado no concreto estrutural é o Cimento Portland misturado com água potável. Esta mistura inicia uma reação química cujo resultado é a formação do "Gel", o principal agente ligante.

As propriedades do concreto e sua importância para os engenheiros se dividem em duas fases da sua vida: fase de mistura, lançamento, compactação e acabamento e a fase do concreto em endurecimento, endurecido e em serviço. Trabalhabilidade, plasticidade, retração autógena, tempo de pega inicial e tempo de pega final são alguns exemplos das propriedades do concreto na primeira fase. Resistência do concreto à compressão e à tração, resistência ao desgaste superficial, resistência ao impacto, módulo de elasticidade, porosidade, fluência e retração são outros alguns exemplos de propriedades do concreto na segunda fase.

  1. – Características do concreto no estado fresco

As boas características esperadas no concreto endurecido (resistência mecânica, compacidade, durabilidade, etc..) dependem das características da mistura no estado fresco. O concreto no estado fresco deve apresentar homogeneidade, ou seja, deve ter uma uniformidade dos agregados do concreto. As propriedades desejáveis são as que asseguram a obtenção de uma mistura fácil de transporte, lançamento e adensamento, sem segregação.

  O concreto é considerado como fresco até o momento em que tem início a pega do aglomerante e após o fim desse processo o material é considerado concreto endurecido. Segundo Araujo, Rodrigues e Freitas (2000) o concreto fresco possui as seguintes propriedades:

  Consistência – A consistência é o grau de fluidez da mistura do concreto fresco, estando, portanto, diretamente relacionado com a mobilidade da pasta (mistura de cimento e água). Pode-se considerar como o principal fator influente na consistência, o teor de água/materiais secos. Quanto mais plástica for à consistência do concreto, maior é a facilidade de moldagem e deslize do concreto entre a armadura, sem que ocorra a separação dos seus componentes. A baixa ou alta consistência é definida baseando-se no espaçamento entre as paredes das formas, natureza da obra e a distribuição da armadura no seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com