TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Curva característica de uma válvula gaveta

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA


ISABELLA FERREIRA CAMACHO  R.A.: C671FD-4







CURVA CARACTERÍSTICA DE UMA VÁLVULA GAVETA

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017


ISABELLA FERREIRA CAMACHO  R.A.: C671FD-4

CURVA CARACTERÍSTICA DE UMA VÁLVULA GAVETA

                                                         

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2017

**** VERSO DA FOLHA DE ROSTO ****

RESUMO

Relatório sobre a curva característica de uma válvula gaveta, através de um experimento realizado na UNIP campus JK, São José do Rio Preto. Através dessa válvula foi necessário medir a vazão com mesma em diversas posições e medir a pressão em cada um dos experimentos. A válvula gaveta são usadas em tubulações com fluidos limpos como a agua, o vapor, usada para controlar a pressão do fluido na tubulação.

A válvula possui um obturador que se movimenta de acordo com a sua conexão. Esse obturador recebe o nome de “gaveta” devido duas características. Quando o operador realiza as manobras para abrir ou fechar a válvula, as hastes deslizam suavemente pela “gaveta” e é esse movimento que permite que a válvula se abra ou feche.

Palavra-chave: válvula, gaveta. 

ABSTRACT

Report on the characteristic curve of a drawer valve, through an experiment carried out at the UNIP campus JK, São José do Rio Preto. Through this valve it was necessary to measure the flow with same in several positions and to measure the pressure in each one of the experiments. The drawer valve is used in pipes with clean fluids like water, steam, used to control the pressure of the fluid in the pipe.

The valve has a shutter that moves according to its connection. This shutter is called "drawer" because of two characteristics. When the operator performs maneuvers to open or close the valve, the rods slide smoothly through the "drawer" and it is this movement that allows the valve to open or close.

Keyword: valve, drawer.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................6
2. OBJETIVO...............................................................................................................7
3. EQUIPAMENTOS E PROCESSOS.........................................................................8
4. RESULTAOS..........................................................................................................10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13
6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................14


1. INTRODUÇÃO

        A válvula gaveta é aplicada em diversas ocasiões, o funcionamento desse tipo de válvula é o seguinte: o seu disco interno desliza sobre hastes, deslizando por dentro do fluxo do fluido. Devido esse funcionamento é que ela recebeu o nome de válvula gaveta, por ser semelhante ao funcionamento de uma gaveta de um armário. Ela funciona como uma válvula de bloqueio, sempre na posição aberta ou fechada, e quando está parcialmente aberta pode ocorrer uma grande perda de carga na distribuição.

A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito. Válvulas de gaveta típicas são projetadas para ser totalmente abertas ou fechadas, portanto, normalmente, liberar ou obstaculizar completamente o fluxo. Ao abrir a válvula de gaveta, o trajeto do fluxo é aumentado de uma forma altamente não-linear com relação à porcentagem de abertura. Isto significa que a taxa de fluxo não muda com o percurso da coluna. Além disso, uma "gaveta" parcialmente aberta tende a vibrar com o fluxo de fluido. A maioria das mudanças de fluxo ocorre próximo ao fechamento com uma velocidade relativamente alta de fluido que causa o desgaste da "gaveta" e de sua sede e eventuais fugas se usada para regular o fluxo. Quando totalmente aberta, a típica válvula de gaveta não produz obstrução ao trajeto do fluxo, resultando em perdas por atrito muito baixas, logo, baixa perda de carga.

Válvulas de gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste (tronco) aumentada ou não ascendente. Hastes ascendentes (rising stems) fornecem uma indicação visual da posição da válvula, pois a haste é anexada à gaveta de tal forma que a gaveta e a haste sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é operada. Válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se desloca para cima ou para baixo da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste (apenas a porca de manobra, presa à gaveta, se desloca, não se elevando a haste). Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

Esse tipo de válvula apresenta baixa queda de pressão quando totalmente aberta; abertura e fechamento lentos; movimento linear; adequada somente para água, vapor e outros fluidos limpos; não são adequadas para fluidos contendo sólidos em suspensão ou fluidos densos (lamas) ou que possam cristalizar; são bidirecionais quanto ao sentido de fluxo. São válvulas de alta recuperação de pressão o que lhe proporciona baixa capacidade de controle. O controle de fluxo pode causar desgastes no anel sede e face de vedação da cunha a jusante e guias do corpo e da cunha, devido à parte traseira da cunha ficar exposta ao vácuo gerado pelo fluido em escoamento, além de provocar excessivo ruído e vibração. A velocidade de escoamento tende a aumentar os efeitos erosivos, principalmente quando a cunha ou gaveta se encontra controlando o fluxo próximo da posição fechada. Isto impede que a válvula mantenha a estanqueidade quando for solicitada pelo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (592.6 Kb)   docx (377 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com