TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

Relatório 04

DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA

Docente: Profa. Dra. Ana Carolina Parapinski dos Santos

Discente: Heber Orlando Chambi Paco

FOZ DO IGUAÇU - PR

2017

[pic 2]

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

Relatório 04

DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA

Trabalho apresentado à Universidade Federal da Integração Latino Americana como componente parcial da nota da disciplina Tecnologia do Concreto referente as atividades realizadas em laboratório no dia 31/08/2017.

Alunos presentes no dia 31/08/2016:

-Heber Orlando Chambi Paco

-Ivan Flores Chamorro 

-Ivan Andre Paredes Caballero

FOZ DO IGUAÇU - PR

2017

Índice

RESUMO        2

INTRODUÇÃO        2

NORMAS DE REFERÊNCIA        3

MATERIAIS E MÉTODOS        3

RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

CONCLUSÕES        9

REFERÊNCIAS        2


RESUMO

Esta norma estabelece o método de teste para determinar a massa unitária (peso volumétrico) do agregado graúdo e miúdo, em condições compactas ou soltas. A massa unitária é utilizada para determinar os valores necessários para o corte das proporções dos agregados e das misturas de concreto, a massa unitária também pode ser usada para a determinação das relações de massa/volume para os contratos de compra.

Palavras chave- Massa unitária solta; Massa unitária compactada; Agregado.

INTRODUÇÃO

Para os engenheiros é de grande importância trabalhar com um concreto de boa qualidade e, para isso, é indispensável conhecer detalhadamente as características, propriedades físicas e químicas que esses componentes possuem, especialmente a dos agregados.

A massa unitária de um agregado é a massa do agregado necessário para preencher um volume definido, isto é ocupado pelas partículas sólidas do agregado e pelos vazios que permanecem entre as partículas. A massa unitária solta é aquela que está em um estado solto, e, como é nesse estado, o volume de vazio é maior porque há espaços maiores entre partículas e, portanto, sua massa unitária é menor; em contraste, a massa da unitária compacta é aquela em que um determinado grau de acomodação das partículas do agregado é determinado quando submetido ao processo de compactação, pois isso melhora a acomodação das partículas e aumenta sua massa unitária; Esta propriedade é necessária para conhecê-la para obter as proporções adequadas no desenho de misturas.  

A massa unitária solta é feita por meio do enchimento com o agregado do recipiente, a uma altura não superior a 50 mm, é nivelada e pesada, depois dividida sobre o volume e dada à massa unitária solta. Para a massa unitária compacta, o mesmo procedimento é realizado, com a variação de que o recipiente é preenchido em três camadas e cada camada é batida com 25 golpes de acordo com as normas e então procedeu o mesmo.

NORMAS DE REFERÊNCIA

Para realizar o ensaio de determinação da massa unitária, foram utilizadas as seguintes normas técnicas:

NM 26:2000 – Agregados – Amostragem

NM 27:2000 – Agregados – Redução da amostra de campo para ensaios de laboratório                          

MATERIAIS E MÉTODOS

A. MATERIAIS

Balança, com uma precisão de 0,1% da carga de teste em qualquer faixa de uso, com pelo menos 0,05 kg.

[pic 3]

Haste de adensamento, de aço liso, arredondado e reto de 16mm de diâmetro e 600mm de comprimento aproximadamente, com uma de suas extremidades arredondadas em um ponto do mesmo diâmetro da haste.

[pic 4]

Recipiente, um recipiente cilíndrico, de preferência fornecido com alças. Deve ser à prova de água e com as bordas superior e inferior alinhadas e uniformes e rígidas o suficiente para manter a forma sob forte utilização.

[pic 5]

Pá ou colher, adequado para preencher o molde com agregado.

[pic 6]

Estufa, capaz de manter a temperatura na faixa de 105 ± 5 ° C.

[pic 7]

Agregado Graúdo, amostras de calcário

[pic 8]

Agregado Miúdo, amostras da areia

[pic 9]

B. METODOS

Massa unitária solta do agregado graúdo e miúdo

A massa unitária solta é determinada usando o método C de acordo com as normas NM 45 para o qual o seguinte procedimento é seguido:

Determine a massa do recipiente e preencha para que o agregado seja descarregado de uma altura não superior a 50 mm acima da borda. Nivele a superfície do agregado manualmente ou use uma espátula para torná-la com a borda superior e pesa o recipiente mais seu conteúdo.

[pic 10]        [pic 11]

Massa Unitária compactada do agregado graúdo e miúdo

A massa unitária compactada é determinada utilizando o método A de acordo com as normas NM 45 da haste em agregados com um tamanho máximo nominal igual ou inferior a 37,5 mm.

 Para o método de compactar com haste, determinar a massa do recipiente e coloque o agregado em três camadas de igual volume, até preencher. Emparelhe cada camada com a mão e apague com 25 golpes de haste uniformemente distribuídos para cada camada. Ao compactar a primeira camada, a haste deve ser impedida de golpear o fundo do recipiente, e quando as superiores estiverem compactadas, aplique a força necessária, não tão exagerada que provoca a penetração da haste de apimentar na camada anterior do agregado. Nivele a superfície com a haste e determine a massa do recipiente mais seu conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (620.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com