TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DO SOLO

Por:   •  30/11/2017  •  Ensaio  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DO SOLO

[pic 3]

MECÂNICA DOS SOLOS, ROCHAS E ELEMENTOS GEOLOGIA II

ENGENHARIA CIVIL, 8º SEMESTRE

SALA 1016, MEMORIAL, NOTURNO

ROBERTO OLIVEIRA DE ALMEIDA

RA: 314102446

EDGAR RAMOS DOS SANTOS

RA: 915122460

SERGIO FELIX

RA: 913211443

JOSÉ GUILHERME DE SOUZA

RA: 914110057

MIGUEL REZINA NETO

RA: 914105065

CARLOS EDUARDO DE SANTANA

RA: 314103149

[pic 4]

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Definição        7

3.        Referências para Ensaios em laboratórios        8

4.        Coeficiente de permeabilidade do solo (k)        8

5.        Equipamentos e acessórios para Ensaios em laboratorios        9

6.        Procedimentos de Ensaios em laboratorios        9

1 – Preparação do Corpo de Prova        9

2 – Ensaio a Carga Constante        10

3 – Ensaio a Carga Variável        10

7. Cálculos e Resultados        11

1 – Ensaio a Carga Constante        11

2 – Ensaio a Carga Variável        11

8.  Conclusão        12

  1. Introdução

 O coeficiente de permeabilidade e pode ser determinado diretamente através de ensaios de campo e laboratório ou indiretamente, utilizando-se correlações empíricas. O mesmo pode ser obtido utilizando-se amostras deformadas ou indeformadas.

 O permeâmetro de carga constante é utilizado toda vez que temos que medir a permeabilidade dos solos granulares (solos com razoável quantidade de areia e/ou pedregulho), os quais apresentam valores de permeabilidade elevados. O permeâmetro pode ser visto na Figura abaixo.

 Este ensaio consta de dois reservatórios onde os níveis de água são mantidos constantes, como mostra a Figura. Mantida a carga h, durante certo tempo, a água percolada é colhida e o seu volume é medido. Conhecidas a vazão e as dimensões do corpo de prova (comprimento L e a área da seção transversal A), calcula-se o valor da permeabilidade, k, através da equação:

Permeâmetro de Carga Variável

[pic 5]

               Quando o coeficiente de permeabilidade é muito baixo, a determinação pelo permeâmetro de carga constante é pouco precisa. Emprega-se, então, o de carga variável, como esquematizado na Figura abaixo.

No ensaio de permeabilidade a carga variável, medem-se os valores h obtidos para diversos valores de tempo decorrido desde o início do ensaio. São anotados os valores da temperatura quando da efetuação de cada medida. O coeficiente de permeabilidade do solos é então calculado fazendo-se uso da lei da Darcy:  e levando-se em conta que a vazão de água passando pelo solo é igual a vazão da água que passa pela bureta.

 [pic 6][pic 7]

Em 29/09/2017 estivemos no laboratório de Mecânica  dos Solos com intuito de realizamos alguns experimentos com finalidade de estipular o coeficiente de permeabilidade do material proposto. Utilizamos o permeametro equipamento de carga constante e variável usado em campo para determinação da condutividade hidráulica do solo saturado ou seja a areia material mais grosseiro e variável que são os materiais mais finos a permeabilidade da brita é infinitamente maior que da areia.

Aferimos a altura da saída do permeametro ao ponto 0 da Bereta para saber a diferença da altura o próximo passo regularmos a liberação da água em uma constante através da proveta podemos assistir que a altura do nível da água manteve-se em 79 cm , após 30 segundos extraímos a primeira medição e repetimos o processo mais 2 vezes.

Colocar 3 alturas variáveis

Regular para um fluxo de água constante

Registrar a altura

Colocar a proveta

Acompanhar o tempo

3 Três aferições

T = 30 segundos V = 110 ml

T = 45 segundos V = 150 ml

T = 60 segundos V = 200 ml

[pic 8]

              Medir a altura da saída do permeametro ao ponto O (zero) da Bureta (seria a diferença de altura)

Coeficiente de permeabilidade: é quando o solo sofre alterações consideráveis em função do índice de vazios do material e da temperatura da água no momento do ensaio quanto maior for a temperatura, menor a viscosidade da água e, portanto, mais facilmente ela escoa pelos vazios do solo com correspondente aumento do coeficiente de permeabilidade.

             Permeametro de carga constante:  é um equipamento usado em campo para determinação da condutividade hidráulica do solo saturado.

Carga Constante: é para aferir materiais mais grosseiros medir permeabilidade.

Carga variável: Materiais mais finos.

             Contexto: A permeabilidade da brita é infinitamente maior que o da areia além de ser uma das propriedades do solo com maior faixa de variação de valores, o coeficiente de permeabilidade de um solo é função de diversos fatores, dentre os quais podemos citar a estrutura do solo, estratificação do terreno, o grau de saturação e o índice de vazios. E quando da realização de ensaios da temperatura do ensaio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (512.7 Kb)   docx (674.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com