TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIGITALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  28/10/2021  •  Monografia  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista

Fabio Venancio G Freire – N6625H0

Eduarda Siqueira A Ferreira – N5949D1

Rodrigo Veloso Caffeu – N590EJ2

Andre Azenha Silva – N644184

Breno Matheus O de Jesus – N457864

DIGITALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

São Paulo – SP

2021

  1. Objetivos

Realizar uma pesquisa detalhando o processo de digitalização da construção civil por meio do BIM (Building Information Modeling) e a utilização das tecnologias do laser scanner, fotogrametria e drones. Projetar um drone utilizando a placa receptora X4 H107c Hubsan.

 

  1. SUSTENTABILIDADE

Na atualidade um dos conceitos mais comentados na construção civil é a sustentabilidade, pois não queremos que ações feitas hoje não limite o objetivo das dimensões econômicas, ambientais e sociais feitas no futuro, portanto ferramentas tecnológicas vêm sendo criadas para tornar esse objetivo possível. Ferramentas como o BIM, são criadas para auxiliar na construção civil, digitalizando projetos e facilitando a visualização do mesmo, tendo como resultado o ciclo de vida da edificação em geral, dando todos dados necessários para a execução e ajudando a diminuir gastos extras, além de minimizar os resíduos e reduzir custos do desenvolvimento produtivo. Um dos aspectos mais relevantes é a Sustentabilidade Econômica das Edificações, que pode ser entendida como estrutura-conduta-desempenho, tendo como uma garantia o retorno financeiro para os financiadores de um empreendimento. Este tópico acaba tendo uma maior prioridade sobre os demais temas da sustentabilidade como a social e ambiental por se tratar de construção civil, mas não tira suas importâncias.

  1. FERRAMENTAS PARA PROJETO

Para o desenvolvimento de projetos de engenharia civil digitalizados, tais como o de uma casa ou edifício, a existência do BIM como todo um sistema é um grande facilitador dos processos de organização geral de um projeto. Integralmente com o sistema, ferramentas como AUTODESK REVIT 2015 ® e o GRAPHISOFT ARCHICAD 19 ® serão fundamentais pois servirão para a digitalização de diferentes etapas do projeto.

Foi também usada a ferramenta TEKLA BIM SIGHT ® para verificar incompatibilidades entre os projetos realizados nos outros softwares para que seja possível utilizar o sistema BIM e a partir destas incompatibilidades corrigir os erros nos projetos e adaptá-los para a forma correta.

  1. ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS

O uso das ferramentas citadas acima juntamente ao próprio BIM são responsáveis por grande parte do planejamento da obra e orçamentário para que seja possível ter conhecimento das quantidades e dimensões dos produtos que serão necessários no projeto.

O uso da ferramenta Tekla BIM Sight tem uma função importante pois será a responsável para mostrar erros e evitar gerar gastos desnecessários, seguindo um ciclo para que sejam obtidos os resultados mais precisos, onde os primeiros projetos seriam analisados na ferramenta e corrigidos nos respectivos softwares onde foram desenvolvidos até que não seja encontrada nenhuma irregularidade, e a partir deste momento poderá ser iniciada a construção do projeto, análise das dimensões do projeto e o orçamento do mesmo.

O uso da ferramenta para aparte do orçamento é um meio importante de se facilitar o planejamento do projeto, evitando gastos desnecessários ou a falta de materiais por algum cálculo errado das dimensões, pois com o projeto realizado digitalmente dentro das ferramentas, poderá se ter uma base melhor das quantidades e dimensões de materiais necessários para a construção.

  1. MANUTENÇÃO PREDIAL

As edificações são construídas para atender direta ou indiretamente toda e qualquer atividade produtiva, durante muitos anos, e devem estar em condições de atender as exigências dos usuários, porém ao decorrer do tempo elas devem resistir aos obstáculos seja ele proveniente de agentes ambientais, mal-uso, desgaste ou defeito. Estes obstáculos podem comprometer o desempenho das edificações, porém a manutenção tem o objetivo de reduzir a deterioração e oferecer aos usuários a capacidade funcional da edificação.

A manutenção predial é a formar de garantir que a edificação após construção tenha a menor perda de desempenho possível e continue a atender as exigências e segurança dos usuários. Nelas podem ser executados serviços para preservar ou recuperar a edificação, estes serviços podem ser de 3 tipos: Manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.

  1. Manutenção corretiva

A manutenção realizada após a existência da anomalia, pode ser realizada reparos ou troca de item destinada a recuperar a funcionalidade exigida.

  1. Manutenção preventiva

A manutenção realizada com base em um critério pré-determinado (tempo, produção...) são realizadas anteriormente a anomalia visando a redução de falhas ou degradação da funcionalidade.

  1. Manutenção preditiva        

A manutenção realizada com base em análises técnicas, seja por uma supervisão centralizada ou de amostragem, esta tem como objetivo a garantia da funcionalidade, redução ao mínimo da manutenção preventiva e corretiva.

Contudo a manutenções são cruciais para garantir a segurança e funcionalidade das edificações porém podem gerar muitos custos se não houver uma boa gestão das mesmas, então devem ser acompanhadas de um controle rigoroso para que nunca excedam o custo/benefício da funcionalidade da edificação.

  1. PROJETOS ESTRUTURAIS E DE INSTALAÇÕES

Os projetos estruturais vão depender de algumas etapas, como já foi citado. As etapas vão depender do quão minuciosos serão as correções de erros e da complexidade de corrigir estes mesmos erros. Dentro das ferramentas utilizadas, o Autodesk Revit será utilizado para desenvolver o projeto arquitetônico e as instalações elétricas e para o mapeamento do sistema hidráulico do projeto será utilizado o Graphisoft Archicad.

As etapas, fora a primeira de desenvolvimento do projeto em si, serão apenas para análise e correção de incompatibilidades estruturais, elétricas e hidráulicas que foram encontradas. A partir do momento em que não houver mais incompatibilidades, a etapa final do projeto será a análise de dimensões, como área do telhado, área da planta da estrutura, tamanho dos fios elétricos etc., e a correção dos valores de orçamento anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com